Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Foto: Heitor Iglesias

Para subsidiar e nortear técnicos das áreas da Atenção Primária no planejamento e assessoramento aos municípios, nas ações e projetos com informações dos dez indicadores de saúde, acontece na manhã desta segunda-feira, 10, na Escola Técnica do Sus (Etsus), o II Painel de Indicadores SISPACTO – Atenção Primária 2015. Dos 66 indicadores de saúde, dez são acompanhados pela Atenção Primária. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Atenção Primária (DAP). 

“O intuito é provocar o novo despertar dos técnicos para olhar de forma crítica com relação aos indicadores, que são números que representam a situação de saúde das pessoas. As evidências por meio dos números gerados pelos sistemas de informação revelam situações que precisam ser inseridas no contexto prático que o município vem executando  no dia a dia", ressaltou a gerente de Monitoramento e Avaliação da Sesau,  Mayana Rodrigues de Almeida Pantoja.

A gerente explicou ainda que dentre os indicadores que chamam atenção estão os dados voltados à mortalidade infantil, mortalidade materna por faixa etária e sexo, além de partos normais e nascidos vivos com sete ou mais consultas. Os indicadores são mais qualitativos e fazem relação com uma série de fatores do contexto e processo de trabalho, fatores sociais, logísticos e outros. 

Para divulgar os dados, a Gerência de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária utiliza dois tipos de painéis: painel virtual e o trimestral. O painel virtual tem a função de retroalimentar os gestores  municipais quanto as metas pactuadas, resultados  alcançados  e atividades ofertadas  pela Atenção Primária, assim como contribui para a aproximação  dos assessores técnicos da DAP com os gestores municipais. 

Já o painel trimestral visa consolidar essa atividade enquanto rotina da Diretoria de Atenção Primária, buscando a compreensão ampliada da situação de saúde das pessoas com a participação efetiva dos parceiros que representam áreas estratégicas e realizam interface com os indicadores da DAP. (Ascom Sesau)