Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luzinete Martins

Os técnicos da Secretaria do Planejamento e Orçamento realizam nesta sexta-feira, 14, mais uma etapa das consultas públicas sobre as obras do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). Desta vez, para ocorre na Câmara Municipal, da Lagoa da Confusão, distante 220 quilômetros de Palmas. São esperados para a consulta as lideranças das aldeias Boto Velho, Tiodé, Waotnã e Khraó-Kanela.

O secretário de Meio Ambiente de Lagoa da Confusão, Anderson Patrick de Oliveira, acompanha a equipe da Seplan, em todo o  processo de mobilização e realização de consultas públicas. “Vejo o quanto é importante, para as comunidades indígenas de Lagoa da Confusão, este Projeto do Governo do Estado com o Banco Mundial. Depois de prontas, as obras vão proporcionar o bem estar e a facilidade de deslocamentos dos indígenas da região”, ressalta.

A próxima consulta acontecerá no dia 20 de agosto, em Formoso do Araguaia, também na Câmara Municipal. Foram convidados os moradores das aldeias Barreira Branca, Waritaxi, Barra do Rio Verde, Taymã, Cachoeirinha, São João, Canoanã, Txuiri, Imoti, Boa Esperança, Wari-Wari, Marani-Hawã e Bela Vista.

PDRIS

O Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS) tem o objetivo de contribuir para a melhoria da eficácia do transporte rodoviário e na eficiência de seleção dos serviços públicos em apoio ao desenvolvimento integrado e territorialmente equilibrado do Estado. O orçamento para a construção de obras nas terras indígenas é R$ 5,9 milhões de reais, recursos financiados pelo Banco Mundial.