Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

As mulheres tocantinenses aprimoram técnicas e aumentam a renda familiar com cursos oferecidos através do projeto de geração de renda do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto), em parceria com a Organização Não Governamental – ONG - Moradia e Cidadania/TO.

Dos dias 05 a 08 de agosto, o Projeto capacitou mais de 10 mulheres no curso de bordado em sandália, que foi ministrada pela voluntariada da ONG, Neuzivan Vieira Duarte. A entrega dos certificados aconteceu na tarde desta quinta-feira, 13, no núcleo do Aureny III, e contou com a presença do subsecretário da Setas, Alfredo Branchina, que esteve representando a secretária da pasta, Patrícia Amaral.

A Aafeto é um projeto de inclusão produtiva realizado em Palmas com o intuito de incentivar e apoiar mães de família a se profissionalizarem e buscarem sua própria renda. O Projeto tem sido um importante apoio do Governo do Estado para realização de sonhos como aprender um ofício, conquistar um emprego ou abrir o próprio negócio. O programa de geração de renda tem a pretensão de transformar cada mulher que passar pelo AAFETO numa empreendedora.

O subsecretário da Setas, Alfredo Branchina, parabenizou todas as alunas que concluíram o curso e ressaltou que o projeto é uma forma de dar oportunidades para as mães de famílias a aprenderem um novo oficio que possa ajudar na geração de renda familiar”, argumentou.

Já a responsável pelo Projeto, Ruth Costa Brunis explicou que com as oficinas as mães podem trabalhar em casa. “Muitas das alunas que são capacitadas colocam em prática o que aprende nos cursos e comercializam os produtos, garantindo o sustento da família”, explica Ruth.

Segundo a instrutora voluntaria da ONG, Neuzivan Vieira Duarte, o objetivo principal dos cursos é ensinar uma atividade que gere renda à população.

A aluna Marilene Barbosa de Jesus, 45 anos, moradora no Aureny III, participou do curso e já planeja aumentar a renda com os conhecimentos adquiridos. “Este curso significou muito para mim, porque estou desempregada, e com o curso descobri a facilidade que tenho com as técnicas e pretendo dar continuidade em casa, através dele posso adquirir minha própria renda”, adianta a aluna.

A dona de casa, Solange de Sousa Gomes, casada, mãe de quatro filhos e moradora de Teresina capital do Piauí está a passeio em Palmas e aproveitou a oportunidade para participar do curso. Sobre a experiência ela comenta: “Estou muito feliz por me proporcionarem esta oportunidade, que, sem dúvida, vai me ajudar a gerar renda para minha família”, comentou a piauiense.

A mesma opinião tem a dona de casa, Rosa Contuário da Silva, que já está tendo retorno com o que aprendeu. “estou recebendo encomendas dos meus conhecidos do bairro, esse é o terceiro curso que faço através da Aafeto”, disse Rosa.

Os cursos oferecidos pelo Projeto são gratuitos e disponibilizados nos três núcleos de Palmas (Aureny I, Aureny III, Arno 32) entre as modalidades o bordado, panificação, manicure, corte e costura, bordado em tecido, pintura em cerâmica, customização de sandálias, tapeçaria, ponto russo, crochê diverso, tapetes, costura básica e vários outros.

Núcleos da AAFETO

Região Norte

End: quadra 305 Norte, Alameda 02, lote 02.

Região Sul

End: Jardim Aureny I, quadra WS 01, Rua Amazonas, esquina com Rua Tefê.

Telefone: (63) 3218-2047

End: Jardim Aureny III, quadra 170 A, avenida J, lote 14.

Telefone: (63) 3218-1985