Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Com a proposta de orientar novos empresários a investir na Capital com a abertura de empresas e empreendimentos comerciais inclusive no interior, o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), estará presente na 21ª edição da Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas), que acontece a partir desta terça-feira, 18, até o dia 22, no Centro de Convenções Parque do Povo, na Capital.

No local, analistas da Jucetins estarão tirando dúvidas e orientando os visitantes sobre como abrir uma empresa, fazer um arquivamento ou uma solicitação de serviço, além de realizar consultas de situação cadastral de empresas presentes no Tocantins. Também no local estarão sendo entregues materiais informativos e institucionais de suporte aos possíveis empreendedores.

ENAJ

Também para discutir as demandas e soluções para regulamentar e padronizar o registro empresarial no País, acontece em Palmas, entre os dias 26 a 29 de agosto na Capital, o Encontro Nacional de Juntas Comerciais (Enaj). O evento, promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej) é realizado pelo Governo do Estado por meio da Jucetins. Estão previstas as participações de presidentes, secretários gerais, procuradores e gestores de Tecnologia da Informação (TI) das juntas comerciais de todo o Brasil.

Perfil das empresas no Tocantins

Atualmente, o Estado conta com mais de 100 mil empresas em funcionamento, sendo 40% em atuação só na Capital. Do total de empresas do Tocantins, 66% são representadas por empresários ou microempreendedor individual (MEI), 32% das empresas são compostas por sociedades e 2% de outras modalidades empresariais, como consórcios, cooperativas e outros. Já na Capital, as atividades estão divididas em 42% com atividades no comércio, 20% na indústria e 38% em serviços.