Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PMDB), protocolou nessa quinta-feira, 20 de agosto, Requerimento de Indicação nº 820/15, que sugere providências para o fortalecimento da educação para o trânsito nas escolas brasileiras.

Segundo o parlamentar, fortalecendo a educação no transito, inúmeras fatalidades poderiam ser evitadas, havendo mais respeito às regras ao Código de Trânsito.

De acordo com Gaguim, sabe-se que a educação para o trânsito não vem sendo abordada sistematicamente como conteúdo curricular obrigatório. Sua abordagem é indispensável no ensino médio, faixa etária em que os jovens se aproximam da possibilidade de se tornarem condutores de veículos automotores. Isto sem descuidar das noções fundamentais que devem ser ministradas a todos, desde a idade em que, como pedestres, ciclistas ou desportistas necessitam aprender normas básicas para a própria sobrevivência.

O deputado explicou que "esta indicação tem por objetivo sugerir ao Ministério da Educação a adoção de medidas para que nas redes de educação básica escolar, particularmente no ensino médio, o tema seja abordado com a atenção e a profundidade que a sua gravidade requer. Estou convencido de que a relevância da sugestão salvará muitas vidas", afirmou.