Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Elizeu Oliveira

O Governo do Tocantins deu um passo importante para apoiar e integrar a pesquisa no âmbito das instituições de ensino, incubadoras de empresas e também entre os inventores de produtos ou serviços, com o lançamento da Rede Tocantinense de Inovação (RTI). O decreto que regulamenta a rede foi assinado nesta última quinta-feira, 20, pelo governador Marcelo Miranda, como parte da programação do 1º Seminário de Inovação Pequenas Mudanças para Lucrar Mais, promovido pela Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec).

O evento foi realizado no auditório do Centro de Convenções Parque do Povo, onde está sendo realizada a Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas).

O governador disse que o seminário e o lançamento da Rede Tocantinense de Inovação são frutos de ações do Governo, por meio do trabalho da equipe da Agetec. “Essas iniciativas demonstram que estamos no caminho certo e cumprindo o nosso papel, com a promoção de inovações que auxiliem as nossas empresas a adotarem mudanças que venham fazer a diferença nos seus produtos e serviços”, disse o governador, acrescentando que a iniciativa constitui uma ferramenta para ampliar a autonomia e a competitividade no mercado tocantinense e, consequentemente, o crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas da região.

Conforme o presidente da Agetec, George Brito, a Rede Tocantinense de Inovação visa integrar as instituições de ensino e pesquisa com os setores públicos e privados. “A ideia é juntar o pesquisador com o empresário, com o apoio das instituições públicas”. Para ele, essa iniciativa vai ter reflexos no crescimento econômico, científico e social do Estado. Na ocasião, George Brito revelou que, ainda este semestre, o Governo do Estado deve implantar o Parque Tecnológico do Tocantins.

Funcionamento

A Rede Tocantinense de Inovação vai funcionar prestando serviços gratuitos de orientação aos empresários com interesse em desenvolver trabalhos nas áreas de tecnologia e também orientações para o registro (patente) de invenções, bem como acompanhamento para colocação do produto no mercado.

Parceiros

O 1º Seminário de Inovação Pequenas Mudanças para Lucrar Mais é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Faculdade Católica do Tocantins; Centro Universitário Luterano de Palmas  (CEULP/ULBRA); Fundação Universidade do Tocantins (Unitins); Instituto Federal do Tocantins (IFTO); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins  (Fapto); Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio); e Prefeitura de Palmas.