Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Tocantins realizou sessão solene na noite dessa terça-feira, dia 25, na cidade de Miracema do Tocantins, para homenagear aquela que foi a primeira capital administrativa do Estado entre os anos de 1989 e 1990. 

Realizada na Diretoria Regional de Ensino, a solenidade foi presidida pelo segundo secretário da Casa, deputado Elenil da Penha (PMDB), em cumprimento à solicitação do parlamentar Júnior Evangelista (PRTB), filho e ex-prefeito da cidade, que obteve a aprovação de requerimento de sua autoria propondo a sessão no 67º aniversário da antiga capital. 

Evangelista rendeu suas homenagens, realizando a entrega de placas comemorativas à atual prefeita Magda Borba (PR) e a todos os ex-prefeitos que administraram Miracema. Os deputados presentes, bem como os demais oradores, elogiaram a iniciativa de Júnior Evangelista em propor a realização da sessão solene. ”A história de Miracema engrandece o Tocantins, pois foi construída com a sabedoria daqueles que fizeram e fazem a história da cidade: seus políticos e seu povo”, observou Elenil. 

Evangelista ressaltou a importância de Miracema para o Estado, mas afirmou que às vezes o miracemense tem o sentimento de desprezo, por entender que merece mais atenção por sua história e colaboração ao sucesso do Tocantins. O ex-prefeito se comprometeu a resgatar a representatividade política da cidade, que ficou, segundo ele, 20 anos sem representante no Parlamento. Conclamou ainda os colegas a se unirem em prol do Estado. 

A prefeita Magda Borba também pregou a parceria entre políticos e gestores. Ao garantir que a união de forças ajuda a cidade e todo o Estado a vencer as dificuldades, ela agradeceu a Evangelista o destino de emendas para beneficiar Miracema, mesmo estando em palanque diferente na eleição passada. 

Presente ao evento, a vice-governadora Cláudia Lelis (PV), que no ato representou o governador Marcelo Miranda (PMDB), reconheceu a contribuição da cidade para a história e o crescimento econômico do Estado. Ela anunciou que o Governo já acertou com uma empresa a instalação de uma fábrica de placas de energia solar no município. 

Ainda marcaram presença os parlamentares Cleiton Cardoso (PSL), Amália Santana (PT), Valderez Castelo Branco (PP), Nilton Franco (PMDB), Amélio Cayres, Vilmar de Oliveira e Wanderlei Barbosa (SD), o primeiro presidente da Assembleia e ex-deputado Raimundo Boi, o presidente da Câmara Municipal de Miracema, vereador Raimundo Dias Leal Júnior (PR), o presidente do TCE, conselheiro Manoel Pires dos Santos, demais vereadores do município e prefeitos de cidades vizinhas. (Elpídio Lopes)