Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Iniciou-se na manhã desta segunda-feira, 31, às 9 horas, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o Encontro para Elaboração do Planejamento Integrado das Eleições 2016. O evento acontece durante toda a semana, (31/8 a 4/9), e visa planejar as eleições de 2016, com base nos princípios que norteiam a gestão da qualidade, por meio do sistema de Padronização de Logística – PadLog.

O evento foi aberto com o pronunciamento da presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, que cumprimentou a todos, deu as boas vindas e apresentou a intenção do Programa de Gestão 2015-2017. “Aproveitamos este momento que é de planejamento, mas também de integração para lançarmos o Programa de Gestão Participativo 2015-2017. Nosso programa consolida as principais iniciativas a serem desenvolvidas durante o biênio, com vista ao alcance de objetivos já definidos no Planejamento Estratégico 2015 a 2020 deste Tribunal Regional Eleitoral”. 

A presidente falou ainda sobre as novas funcionalidades do Sistema de Padronização de Logística, “neste ano utilizaremos a 2ª versão do PADLOG. O Sistema está ainda mais evoluído e aperfeiçoado. Serão apresentadas novas funcionalidades, mudanças na operacionalização, novo visual, a interface com usuários foi incrementada, novos relatórios, novas consultas, formas diferentes para atribuição de tarefas, novo painel de acompanhamento por responsável, entre inúmeras outras melhorias”, disse a Desembargadora Ângela.

O assessor de Planejamento e Gestão, José Atílio Beber, apresentou o Programa de Gestão Participativo. “Elaboramos juntamente com todos os servidores do TRE o Programa de Gestão para 2015 a 2017, foram feitas reuniões com secretários e elaborado questionário para obter a participação efetiva de todos, foram várias propostas que nos levaram ao que temos hoje no Programa de Gestão e acredito que seja um norte para que todos possam desempenhar as tarefas e no final da Gestão todos alcancem o sucesso”, explanou.

Durante a abertura do encontro, a assessora de Pesquisa, Estratégica e Gestão da Qualidade, Sílvia Helena Dias dos Santos, passou orientações sobre os trabalhos que serão realizados durante a semana. “Nosso Tribunal é certificado pela ISO 9001:2008, neste escopo de Gestão do Processo Eleitoral do Estado do Tocantins, mantemos monitoradas, mapeadas e medidas todas as ações voltadas para as eleições. A certificação é mantida, pois cumprimos todos os requisitos necessários da qualidade”, destacou.

Na ocasião, o secretário de Tecnologia da Informação, Jader Batista, apresentou a nova versão do sistema de Padronização de Logística – PadLog - utilizada no Planejamento Integrado das Eleições e parabenizou a equipe que o desenvolveu. “É um sistema de grande ganho em termos de usabilidade”, ressaltou.

Palestra “Planejamento e estratégia: um caminho do sucesso”

Os servidores das 35 Zonas Eleitorais e alguns  visitantes dos Tribunais Regionais do Maranhão, Acre e Rio Grande do Norte assistiram a palestra “Planejamento e estratégia: um caminho do sucesso”, ministrada pelo Professor Especialista em Gestão Estratégica de Projetos, Joel Sólon. Durante sua explanação, o professor elogiou e destacou pontos positivos da Justiça Eleitoral do Tocantins, e também abordou o Programa de Gestão como um método para alcançar a efetividade do Planejamento Estratégico 2015/2020.

Campanha “10 medidas contra a corrupção”

Na oportunidade, o Procurador da República Álvaro Lotufo Manzano apresentou a Campanha “10 medidas contra a corrupção”, lançado pelo Ministério Público Federal (MPF). “Esta é uma campanha da sociedade que visa combater a corrupção com base em três eixos, com a prevenção, com a punição e com a recuperação de recursos”, afirmou. O Tribunal Pleno do TRE-TO aprovou Carta de Apoio à campanha, durante a 60ª Sessão Ordinária, realizada no dia 21 de agosto.

Presentes

Compuseram a mesa de honra a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente; o vice-corregedor do TRE-TO, juiz Zacarias Leonardo; o ouvidor regional eleitora, juiz Agenor Alexandre da Silva; a juíza Membro do TRE-TO, juíza Federal Denise Drumond; o diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Dr. Henrique Pereira dos Santos; o Procurador Regional Eleitoral, Dr. George Neves Lodder; o Procurador da República, Álvaro Lotufo Manzano, a Secretária de Gestão de Pessoas, Cristiane Regina Boechat representando o Diretor-Geral, e o Professor e Palestrante, Joel Sólon.

Durante a tarde, os servidores assistirão a palestra “Prestação de Contas Partidárias”, com o Chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias, Rafael Monteiro Gagini e receberão treinamento sobre o sistema que trará facilidades durante o planejamento e execução das Eleições 2016.