Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: 22º Batalhão de Infantaria

Foto: 22º Batalhão de Infantaria

O 22° Batalhão de Infantaria (22° BI), Batalhão Tocantins, realizou nessa terça-feira, 30 de agosto, o Simpósio sobre Garantia da Votação e Apuração (GVA) das Eleições 2022 no Tocantins. O evento contou com a presença de militares do Exército, de Forças Auxiliares e de palestrantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Ministério Público Federal (MPF/TO) e Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO).

O 22º BI, integrante da Força Planalto (Forplan), tropa operacional do Comando Militar do Planalto (CMP), possui um histórico de cumprimento de missões de GVA de eleições em aldeias das comunidades indígenas e áreas urbanas de municípios do interior do estado Tocantins, sempre que solicitado pelo TRE-TO e autorizado pelo Ministério da Defesa (MD).

O encontro teve por finalidade a integração entre as instituições, visando a preparação para a realização da segurança das eleições 2022 e foi pautado pela manutenção da sinergia das ações, para que os pleitos eleitorais continuem a ocorrer dentro da normalidade com relação à segurança e a conduta dos eleitores tocantinenses.

A tenente coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues realizou a abertura do simpósio esclarecendo sobre a atuação da PMTO na segurança do pleito eleitoral; a seguir, o assessor jurídico, Adilson Cunha Silva, palestrou sobre as atribuições do TRE-TO no processo eleitoral; e o procurador regional eleitoral, Álvaro Lotufo Manzano, orientou sobre crimes eleitorais, questões indígenas e atuação do MPF nas eleições.

No encerramento da atividade, o coronel Adenir Fernandes Nogueira, comandante do 22º BI, ressaltou a magnitude da missão e a importância da perfeita interação entre os órgãos envolvidos, agradeceu a presença de todos e realizou a entrega de certificados de agradecimento aos palestrantes.

(Foto: Divulgação 22º Batalhão de Infantaria)