Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Frederick Borges

A equipe multiprofissional do Hospital Infantil de Palmas (HIP), reuniu-se nessa quinta-feira, 03, com familiares de pacientes diagnósticos com fibrose cística, onde foi anunciado o início do atendimento ambulatorial para acompanhamento especializado de pacientes que apresentam essa patologia, no dia 08 de setembro, no ambulatório montado em parceria com a Faculdade Objetivo de Palmas (Fapal).

Durante o encontro a enfermeira do HIPP, Agna Silva, explicou aos presentes que os atendimentos a esses pacientes serão realizados por uma equipe multiprofissional, com agendamentos prévios para avaliação médica. Na ocasião os familiares puderam esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao tratamento da doença no ambulatório e a equipe colocou-se a disposição para qualquer eventualidade em relação ao quadro clínico.

O enfermeiro Francicero Rocha, coordenador do curso de enfermagem da Faculdade Objetivo de Palmas (Fapal) e responsável pelo Escritório da Qualidade do HIP, na reunião anunciou que o ambulatório de fribose cística passa a funcionar na estrutura da Fapal e que toda a parte de profissionais é de responsabilidade do HIP. A parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) e a faculdade vem de encontro às necessidades dos pacientes, para ofertar um espaço adequado para realização das atividades ambulatoriais.

De acordo com a psicóloga Liliana Vaz, o projeto do ambulatório de fibrose cística é de interesse da Sesau e do HIP, a equipe está lutando juntamente com os familiares para melhor construir uma estrutura técnica e física de atendimentos aos pacientes e essa parceria do Estado com a FAPAL é muito importante. “Nós vamos ter um cronograma de atendimento ao paciente a cada dois meses, a princípio onde vamos analisar como irá fluir os atendimentos, e a intenção é trabalhar essa rotina de atenção a esses pacientes e familiares, mas caso seja necessário à avaliação do paciente poderá ser antecipada durante esse período proposto”. “E em qualquer urgência que o paciente tiver, poderão buscar atendimento da equipe na unidade hospitalar”, acrescenta.

O ambulatório de fibrose cística funcionará com equipe multiprofissional, composta por pneumologista, gastropediatra, pediatra, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, enfermagem e assistente social, para atender o paciente nos diversos aspectos de saúde.

Giorgia Cipriano, mãe de paciente portadora de fibrose cística, considera essa parceria da Sesau com a FAPAL em relação ao ambulatório muito importante. “Eu particularmente estou muito feliz com tudo isso, acredito que seja um começo daquilo que já esperávamos e estou feliz com espaço e com desempenho da equipe”, explica.

Por sua vez Francisca Neide, também mãe de paciente, conta que informação sobre o ambulatório é o caminho certo, considera uma boa proposta já que o espaço físico é adequado e que os pacientes e familiares ficarão mais tranquilos. “Espera que tudo ocorra bem na concretização do ambulatório e que funcione da melhor forma possível vindo de encontro às necessidades do paciente com fibrose cística”, ressalta.

Dia mundial de Conscientização da Fibrose Cística

No dia 08, os familiares e portadores de fibrose cística realização programação especial alusiva o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, celebrado no dia 05 de setembro. O movimento ocorrerá no Parque Cesamar, em Palmas, a partir das 16h, tendo como objetivo conscientizar sobre a doença.

Fibrose Cística

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença hereditária comum, que afeta todo o organismo e causa deficiências progressivas que podem levar à morte prematura.

Os sintomas mais comuns da doença são: dificuldade para respirar, infecções no pulmão, sinusite, crescimento inadequado, diarreia, infertilidade e insuficiência do pâncreas.

O paciente que for assistido por equipe multidisciplinar pode ter um aumento da sobrevida.b