Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Para a implantação da horta serão utilizadas mais de 50 mudas de diferentes plantas medicinais.

Para a implantação da horta serão utilizadas mais de 50 mudas de diferentes plantas medicinais. Foto: Wladimir Machado

Foto: Wladimir Machado Para a implantação da horta serão utilizadas mais de 50 mudas de diferentes plantas medicinais. Para a implantação da horta serão utilizadas mais de 50 mudas de diferentes plantas medicinais.

Pequenos produtores rurais do Projeto de Assentamento Pirarucu, situado no município de Formoso do Araguaia, na região sul do Estado, recebem nessa quinta-feira, 17, oficinas sobre preparação de remédios caseiros e implantação de horta com ervas medicinais. A ação será promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do escritório local de execução de serviços.  

De acordo com a extensionista Leida Thomé, a iniciativa faz parte de um projeto social do órgão que visa socializar conhecimentos entre os agricultores e fortalecer uma tradição local. “Os conhecimentos que os moradores do assentamento possuem sobre os benefícios das ervas é uma tradição que vem sendo passada de geração em geração, e nosso objetivo é justamente esse, valorizar e fortalecer essa cultura”, disse a extensionista.

Ainda segundo Leida Thomé, as atividades serão direcionadas a 20 mulheres moradoras do assentamento que durante a oficina Irão confeccionar xarope para controle da tosse e outros sintomas da gripe. “A receita do xarope será preparada com a utilização de ervas bastante comum em nosso Estado, como o sabugueiro, malva do reino, hortelã, capim santo, cidreira e o eucalipto. Esse xarope tem grande eficácia no combate a tosse, causada pela gripe”, informou.

A capacitação conta ainda com a distribuição de material informativo contendo receitas de remédios caseiros. Para a implantação da horta serão utilizadas mais de 50 mudas de diferentes plantas medicinais.

Palestra

Ainda nesta quinta-feira, 17, a partir das 14h, o público masculino do Projeto de Assentamento Pirarucu participa de uma palestra sobre a Fumagina, doença causada por fungos, que vem atacando as plantações cítricas da região.

Conforme o extensionista Ivan de Sousa, a intenção é orientar os produtores sobre os cuidados com a plantação e como evitar as infestações dos pulgões nos pomares de laranja e limão, culturas bastante comum nas pequenas propriedades rurais.