Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Movimento Compre do Pequeno Negócio foi destaque na sessão da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia 30. O tema foi levado à pauta pela deputada Valderez Castelo Branco durante pronunciamento na tribuna do plenário durante cerca 15 minutos.

Valderez, que recentemente passou a presidir a Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Assembleia Legislativa do Tocantins, abriu o discurso explicando a importância do pequeno negócio na economia estadual. A deputada exibiu uma mensagem do superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antônio Hennemann, que explicou o que é o Movimento Compre do Pequeno Negócio e convidou os deputados, para juntos, apoiarem a ação.

Em seguida, a deputada Valderez voltou à tribuna com o chapéu promocional do Movimento e enfatizou o incentivo e o exemplo que a mobilização representa. Ela destacou que 99,2% das empresas formais no Tocantins são de pequenos negócios. E que 77 mil empregos diretos gerados com carteira assinada são oriundos desse segmento. “A partir do momento que todos dão preferência a comprar do pequeno, eles podem gerar mais empregos, consequentemente vão crescer e logo serão médias e até grandes empresas. É bom a gente ver o pai e a mãe de família tendo o incentivo para fabricar e vender o que produz de forma legal e contribuindo com o desenvolvimento do Estado.”

O deputado Eli Borges também usou a tribuna em defesa do Movimento e destacou entre outros pontos, o aspecto da formação profissional: “Os pequenos negócios são, em grande parte, empresas familiares e responsáveis pelo primeiro emprego para muitos jovens. O governo precisa estimular os pequenos negócios que são a galinha dos ovos de ouro da economia.”

O presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, em sua fala, parabenizou o Sebrae pela iniciativa e acrescentou: “Quando se compra de grandes empresas, mesmo aqui dentro do Estado, sabemos que esse dinheiro vai para fora. Já no pequeno negócio, o dinheiro fica aqui e gera emprego localmente. É uma iniciativa muito valiosa para o Tocantins.”

“Foi muito bom ver que todos os deputados e o legislativo em geral estão apoiando o Movimento e o trabalho realizado pelo Sebrae. Precisamos do apoio de todos os partidos políticos para realizar os nossos projetos que visam, prioritariamente, o apoio às micro e pequenas empresas e o desenvolvimento do Tocantins”, finalizou Pedro Ferreira.