Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Técnicos da Adapec realizam captura de morcegos hematófagos em Brejinho de Nazaré e Lagoa do Tocantins

Técnicos da Adapec realizam captura de morcegos hematófagos em Brejinho de Nazaré e Lagoa do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Técnicos da Adapec realizam captura de morcegos hematófagos em Brejinho de Nazaré e Lagoa do Tocantins  Técnicos da Adapec realizam captura de morcegos hematófagos em Brejinho de Nazaré e Lagoa do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) está realizando em vários municípios tocantinenses ações de captura de morcegos hematófagos, monitoramento e cadastramento de abrigos. Entre os dias 08 a 14 de outubro, as equipes estarão atendendo demandas de focos dos hematófagos nos municípios de Brejinho de Nazaré e Lagoa do Tocantins.

Segundo o responsável técnico do programa, José Emerson Cavalcante, estes dois municípios apresentaram, recentemente, focos do morcego hematófago. “Tanto em Brejinho de Nazaré quanto em Lagoa do Tocantins vamos atender demandas apresentadas por produtores rurais de focos de raiva, por isso, vamos realizar a captura de morcegos hematófagos nos abrigos para mantermos o controle populacional da espécie, principal transmissor da doença,” disse José Emerson.

De acordo dados da Adapec, só este ano, foram atendidos 77 municípios em 342 propriedades rurais, com ações de cadastramento, geoposicionamento e monitoramento de abrigos de morcegos, orientação aos produtores e captura cerca de 1.800 morcegos hematófagos.

A Adapec alerta os produtores para que vacine anualmente o rebanho contra a raiva, pois é a forma mais eficaz de prevenção da zoonose. Caso sejam encontrados animais com a sintomatologia da doença (andar cambaleante, salivação, decúbito lateral) a orientação é para evitar a manipulação dos animais e procurar imediatamente o escritório da Adapec mais próximo. A Agência também disponibiliza o Disque Defesa pelo número 0800 63 1122.