Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Representando os 139 municípios tocantinenses e as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), cerca de 150 professores participam nos dias 22 e 23 de outubro, em Palmas, da formação presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” 2015. A abertura do evento acontece na terça, 22, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), às 8h30. As oficinas serão realizadas no período da tarde. Já no dia 23, o encontro dos educadores acontece no horário matutino.

De acordo com a coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa no Tocantins, Carmem Lúcia Ranzi, o objetivo é preparar os professores para orientar os estudantes na elaboração de produções textuais em diversos gêneros. “Eles serão capacitados para trabalhar com poemas, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião. No retorno às cidades e às DREs, eles irão atuar como multiplicadores para que mais professores sejam beneficiados com a formação”, explica.

O evento é iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) realizado no Tocantins em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), UFT e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Olimpíada  

A Olimpíada de Língua Portuguesa  foi criada em 2002 e tem caráter bienal.  Nos anos pares, são realizados os concursos de produção de textos que premiam as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação para professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.