Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Estado através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) realiza a X Conferência Estadual de Assistência Social a partir desta quinta-feira, 29, das 8 horas às 17 h, com o tema "Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026", no auditório do Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

A abertura oficial contará com presença da secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, da vice-governadora do Estado, Claudia Lélis, secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patricia Amaral, do secretário de Renda e Cidadania, Paula Fiuza, do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), e as palestras e debates terão a participação da diretora de Proteção Social Básica do Ministério do (MDS), Léa Braga.

Para a secretária da Setas, Patrícia Amaral o objetivo é avaliar a situação atual da Assistência Social e construir novas proposições para o desenvolvimento de mais 10 anos da Política de Assistência Social. “A política de assistência social ficou mais ampla, se tornando um sistema único que precisa ser consolidado, nesse sentido os participantes vão poder debater o tema “Pacto Republicano no Suas rumo a 2026: O Suas que temos e o Suas que queremos”, explicou.

Serão dois dias de debates, discussões e trabalho para o avanço das políticas públicas da assistência social. Palestras, painéis e apresentações culturais compõem a programação preparada pelo Setas e Ceas. Os grupos de trabalho discutirão cada um dos subtemas da conferência e, ao final do evento, além de um relatório final, delegados serão escolhidos para representar o Tocantins na etapa nacional, que será realizada em Brasília, de 7 a 10 de dezembro.

Programação 

No primeiro dia da conferência, após abertura do evento, será realizada a leitura e aprovação do regimento interno do evento e, em seguida, será ministrada a palestra magna pelo palestrante Alceu Kunh, com o tema: “Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026” e o lema “o Suas que temos e o Suas que queremos”. À tarde os participantes discutirão os seguintes subtemas: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda; O pacto federativo e a consolidação no Suas; Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. 

As Conferências de Assistência Social são realizadas a cada dois anos, pelas esferas municipal, estadual e federal para avaliar e discutir as melhorias para a Política de Assistência Social.