Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Juliana Matos

Unindo esforços intersetoriais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) continua presente na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) em Palmas realizando atividades de vigilância e prevenção contínua.

Para isso, 16 inspetores da Vigilância Sanitária Estadual, em parceria com a Vigilância Sanitária do Município de Palmas, estão realizando atividades de monitoramento das condições sanitárias da Vila dos Jogos e instalações anexas. À Sesau também foi designado mais um inspetor sanitário para compor a equipe do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), central de monitoramento integrado de eventos relacionados à saúde pública durante os JMPI.

Durante a realização do evento, que segue até o dia 1º de novembro, todos os dias estão sendo dadas orientações de saúde a visitantes e comerciantes. “Estão sendo observadas as condições de limpeza dos espaços, tais como auditórios, banheiros, restaurantes, entre outros espaços de convivência, assim como a coleta de resíduos”, conforme explica a inspetora sanitária do Estado, Crislane Bastos.

Segundo a inspetora sanitária do Estado, Valdirene Santos, “na praça de alimentação e restaurante da vila estão sendo realizadas diariamente visitas e inspeções para verificação de condições de higiene, armazenamento e controle de temperatura de alimentos e produtos comercializados”, explica.

Nas barracas, onde estão sendo comercializados pastéis, tapiocas, pipoca, sorvetes, açaí, entre outros alimentos, todos os comerciantes receberam a visita dos inspetores sanitários, que conferiram condições sanitárias das instalações, realizaram as devidas orientações para correção de problemas e orientaram os comerciantes licenciados sobre as condutas exigidas para manipulação correta de alimentos.

Relatório eletrônico

Para garantir a efetividade das atividades, a fiscalização sanitária municipal e estadual está utilizando sistema eletrônico de registro de relatório de ações de vigilância sanitária para os JMPI, que envia, através de um tablet conectado à internet, relatórios de todas as inspeções e demais atividades realizadas ao Ciocs de modo a otimizar o monitoramento em tempo real do evento.

Agenda de convergência

A Secretaria de Estado da Saúde, junto com outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como instituições da sociedade civil e conselhos, compõe o Comitê da Saúde, que faz parte da Rede de Proteção da Agenda de Convergência dos JMPI.

Para o secretário de estado da Saúde, Samuel Bonilha, a união de esforços entre os parceiros que compõem a Rede de Proteção está sendo muito positiva e deixa como legado a experiência em poder aplicá-la, daqui por diante, em todos os grandes eventos realizados no Tocantins. “Quanto ao comitê, receber bem os povos indígenas e demais visitantes, é também cuidar da saúde de todos”, disse.