Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com uma campanha voltada para a valorização, integração e principalmente inclusão de todas as categorias profissionais advocatícias, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Tocantins (OAB/TO) Gedeon Pitaluga, candidato à presidência da Ordem, na Chapa OAB Para Todos, inaugurou na noite dessa quinta-feira, 29, o comitê da campanha.

Com presença maciça da classe jurídica de Palmas e da região central, mais de 300 advogados prestigiaram o evento e reiteraram o apoio à Chapa, com a certeza de estarem bem representados. O momento foi de muita conversa em torno dos temas que são relevantes à OAB e também de muito renovo aos ânimos dos advogados que almejam uma Ordem mais atuante, mais representativa e acima de tudo mais inclusiva com a valorização de todos os segmentos da advocacia.

Gedeon Pitaluga falou dos projetos que a Chapa OAB Para Todos acredita e defende. Na pauta das propostas está a ênfase nos advogados do interior, cuja presença mais atuante da OAB nas subseções se faz necessária para a inviolabilidade dos direitos dos advogados, por meio de uma administração democrática que atenda aos interesses da classe em qualquer localidade. No escopo das propostas está a pungente valorização dos professores de Direito, cujo piso hora/aula precisa ser readequado para assegurar que os docentes continuem a honrosa missão de disseminação do conhecimento com o devido respeito e remuneração. Ainda com a ciência da necessidade de atualização constante e estudo no cenário jurídico, a proposta é fomentar o avanço do conhecimento com uma Sala de Estudos 24 horas, para atender melhor o exercício da profissão, bem como para atualização às constantes mudanças na legislação.

OAB Para Todos

A união de profissionais com o mesmo sentimento de responsabilidade e compromisso com a classe jurídica, com saberes diferentes e com atuações variadas é a maneira mais democrática de participação coletiva em prol do crescimento de um segmento. A Chapa nasceu com a proposta de alternância na OAB e de valorização de todos os profissionais do direito: advogados civis e públicos, jovens advogados, mulheres, idosos, professor, previdenciário, trabalhista, criminal, administrativo, cível.  A premissa da OAB Para Todos é uma gestão transparente, democrática e qualificada, que culmine no fortalecimento da Ordem e na defesa das prerrogativas.

O corpo diretivo da Chapa é o retrato da proposta OAB Para Todos, com a representação diversificada e principalmente gabaritada pelo histórico de vida dos membros. Luta de classes, ricas experiências, trajetória de movimentos profissionais, bom relacionamento e circulação na OAB Nacional. Bagagem que somada comprova o preparo da Chapa para as mudanças que se fazem necessárias hoje na Ordem.

Gedeon Pitaluga tem sua história de vida voltada para a participação classista. Da fundação da Associação Tocantinense dos Advogados (ATA) ao conselho federal da OAB-TO. Sempre engajado e com o espírito colaborativo de equipe e de união é o nome de consenso entre jovens e experientes advogados para imprimir a modernidade que a OAB-TO precisa. Suas motivações para engajar na disputa pela presidência da Ordem contemplam os anseios da classe. “O espírito de discussão horizontalizada tem nos movimentado sem nenhum tipo de verticalização, as propostas foram discutidas com toda advocacia, em todo Estado. Havia alguns eixos prioritários de discussão, um deles é a advocacia previdenciária e a advocacia feminina por reconhecer um déficit representativo até hoje na história da nossa Ordem. A ausência de qualificação representativa que vi na seccional Tocantins também me motivou a encarar esse desafio. No conselho federal, em meio a grandes advogados do Brasil me deparei com a dúvida se estaria a altura de discussão para dividir aquele ambiente com eles, sou o conselheiro federal mais novo dessa legislatura, e me surpreendi após três anos em ver que nenhum deles, nenhum Estado, tem a qualidade representativa, uma qualidade profissional maior que a advocacia tocantinense. Na oportunidade venho refletindo sobre o déficit de representação de qualidade na nossa representação da seccional Tocantins, e isso nos motivou a iniciar esse processo de discussão desde então. É isso que nós representamos para a advocacia tocantinense, uma qualidade representativa, do início ao fim, do primeiro nome ao último nome da OAB Para Todos. Somos a opção de representatividade. Entendemos que a OAB é para todos”, finalizou Pitaluga.