Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De longe a banda de rock mais longeva do Tocantins, a Tomarock, com seus 14 anos de estrada, se apresenta novamente no próximo sábado (14/11) no Tendencies em um evento denominado November Rock que, segundo os organizadores, será bem diferente dos demais.

Regado ao som de bandas nacionais e internacionais como Legião Urbana, Capital Inicial, Biquíni Cavadão, Engenheiros do Hawaii, Titãs, Paralamas do Sucesso, Rita Lee, Raul Seixas, Lulu Santos, Barão Vermelho, O Rappa, ACDC, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, U2 e muito mais, a Tomarock em parceria com Tendencies resolveu desta vez realizar um evento unindo o bom e velho Rock'n Roll e a necessidade de assumirem um papel mais ativo na sociedade em relação às patologias éticas pelas quais o país vem passando. Para eles, a mudança para um mundo mais justo deve partir de cada um, começando por dizer “Não” a qualquer ato corrupto. Seja furar uma fila, subornar um guarda ou desviar dinheiro público.

A banda está apoiando o Projeto de Lei de Iniciativa Popular : “10 Medidas contra Corrupção”, apresentado pelo Ministério Público Federal, que dispõe sobre propostas legislativas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. Para o baterista e fundador da banda Alessandro Bakk para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado é necessário que se promovam alterações estruturais e sistêmicas aprovando, dentre outras reformas, as 10 medidas contra a corrupção e a impunidade propostas pelo Ministério Público. “Estamos simplesmente declarando o nosso anseio por reformas que mudem o sistema jurídico e político, fechando as brechas que permitem a corrupção e pelas quais os corruptos alcançam impunidade”, diz o baterista.

No dia do evento serão dadas maiores informações sobre as "10 medidas" e serão coletadas assinaturas para que as medidas possam ser enviadas ao Congresso Nacional. A campanha, que ocorre em todo o Brasil, só terminará quando atingir a meta de um milhão e meio de assinaturas.

A íntegra das medidas e suas justificativas podem ser encontradas no site: http://10medidas.mpf.mp.br 

História

A banda foi criada em setembro de 2001 e tem a proposta de um rock que mistura vários estilos musicais. O nome Tomarock surgiu de uma versão “abrasileirada” dos mísseis Tomahawk, subsônicos de alta precisão e de longo alcance.

Com premiações em diversos festivais de música como: Circuito Cultural do Banco do Brasil, Amostra Estadual de Música do Sesc e Claro Demo Hits, a banda seguiu a sua trajetória com apresentações em casas de show: London Public Bar, Avalon, Boate Bamboo, Oca, Rota do Sol Bar, Amazônia Green, Tendencies Bar, Villa de Palma e Casa do Melck.

Atualmente a banda é composta por Alessandro Bakk (Bateria), Wallace Lopes (baixo e vocal), Ricardo Rodrigues (guitarra e vocal) e Guilherme Oliveira (Teclado e vocal).

A banda Tomarock tem como característica principal as composições próprias. Os shows trazem composições de seu primeiro álbum, intitulado “Entre o Mar e o Céu” (2006), além de músicas inéditas que comporão o segundo álbum da banda.