Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Palmas recebe no próximo sábado, 5, mais uma ação do Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção.  O evento, realizado em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção (9/12), conta com a participação da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, um dos membros permanentes do Fórum. A programação será realizada de 8 às 11 horas, na Praça do Bosque.

Com o tema "por mais transparência e cidadão participativo", o evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate à corrupção, assim como incentivar a população a contribuir com os órgãos membros do Fórum neste controle social.

A programação terá inicio às 8 horas com caminhada. Em seguida, será servido um café da manhã aos participantes e haverá apresentação musical e stand up comedy sobre a corrupção.

Das 8 às 11 horas, o Judiciário também estará presente no evento com estande da Ouvidoria Judiciária. De acordo com o coordenador do setor, Ronilson Pereira da Silva, serão realizados atendimentos à população. “A Ouvidoria é um canal entre o cidadão e o Poder Judiciário e a nossa intenção é expor esse meio de comunicação para a sociedade, divulgando os serviços ofertados pela Ouvidoria Judiciária e fornecendo as informações solicitadas da melhor maneira possível”, ressalta, lembrando que a população pode ainda entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800-6444334, por e-mail (ouvidoria@tjto.jus.br), pelo site www.tjto.jus.br/ouvidoria, por carta ou pessoalmente na sede do Tribunal de Justiça.

Durante a ação, os participantes ainda poderão receber serviços de saúde, como teste de glicemia e aferição de pressão, fazer pintura artística e conhecer o Gibi Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania, elaborado pela Controladoria Geral da União.

Data

O Dia Internacional de Combate à Corrupção marca a data em que as Nações Unidas assinaram a histórica Convenção contra a Corrupção, em 2003, e serve para estimular os países membros a desenvolver e implementar iniciativas sobre o tema.

Fórum

Além do Tribunal de Justiça do Tocantins, também fazem parte do Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas da União, Superintendência da Polícia Federal no Tocantins, Procuradoria da República no Estado do Tocantins, Advocacia Geral da União, Ministério Público do Estado do Tocantins, Delegacia da Receita Federal no Tocantins, Controladoria Geral do Estado do Tocantins, Controladoria Geral da União no Tocantins, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.