Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Osires Damaso destacou a importância da participação dos jovens na política

Osires Damaso destacou a importância da participação dos jovens na política Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara Osires Damaso destacou a importância da participação dos jovens na política Osires Damaso destacou a importância da participação dos jovens na política

Os alunos de escolas públicas estaduais de Araguaína, que participam do projeto Jovens Parlamentares, foram recebidos pelo governador em  exercício Osires Damaso (DEM) nesta quarta-feira, 9, no gabinete, no Palácio Araguaia. Na ocasião, ele destacou a importância da participação dos jovens na política brasileira e tocantinense como condição indispensável para mudanças no cenário nacional e local.

“Conhecer o funcionamento da política brasileira é, acima de tudo, uma das formas de garantir o exercício da cidadania”, disse o governador. Ele aproveitou para convidar os alunos para participarem de uma sessão na Assembleia Legislativa, de forma a conhecer o funcionamento da Casa de Leis. "Muito bom ver o envolvimento de vocês, jovens, com a política. Agora vocês têm a missão de multiplicar essa experiência que estão tendo e levar essas informações para sala de aula e para os que não puderam estar aqui hoje”, recomendou.

Projeto

O Jovem Parlamentar foi idealizado pela vereadora Silvinha Pires, do PT de Araguaína. Atende aos alunos, de 14 a 17 anos, de oito escolas estaduais de Araguaína, com o objetivo de proporcionar maior envolvimento dos jovens com a política. De acordo com a vereadora, a próxima edição deve atender mais 17 escolas da cidade.

O programa, adaptado para o âmbito municipal, inicialmente, possibilitou aos alunos a vivência do processo democrático na Câmara de Araguaína. “Depois da experiência no Legislativo Municipal, quando vestidos a caráter, os alunos simularam uma sessão, com direito a debates e a apresentação de projetos de lei. Hoje, trouxemos os alunos para conhecer o funcionamento dos Poderes Legislativo e Executivo”, explicou.

Para a aluna do Colégio Estadual Professor Silvandira Sousa Lima, Danielly Lopes Barbosa, de 15 anos, a vivência no ambiente político permite um melhor entendimento do meio político. “A sociedade brasileira associa diretamente a política com corrupção e, a partir desse projeto, podemos entender a verdadeira função de um vereador, de um deputado e, agora, de um governador”, ressaltou.