Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: John Souza

Foto: John Souza

A Mostra Cultural Natalina e Gastronômica de Gurupi começou na noite desta quinta-feira, 10. O evento é realizado na Avenida Goiás, entre as ruas 2 e 9, e termina neste próximo sábado, 12.

Criada na atual gestão, a Casa do Artesão faz sucesso e cada vez mais recebe convites para participar de grandes eventos. Durante a Mostra Natalina mais de 15 artesãos irão comercializar variadas peças de artesanato como: tapetes, camisetas, almofadas, brinquedos, decorações, produções feitos com materiais recicláveis, entre diversos outros produtos. 

Essa é a primeira vez que eles participam da Mostra. “Este convite nos trás motivação. Mesmo em crise temos que continuar trabalhando. Se parar piora. E vamos fazer promoção”, disse o artesão Divino Antônio de Brito, de 57 anos. 

Há 12 anos ele faz artesanato. Divino comemora principalmente a implantação da Casa do Artesão de Gurupi, pois depois dela mais convites apareceram, aumentando a exposição e consequentemente o lucro.

Estrutura para o artesão

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, afirmou que o município oferece muitas condições para que o artesanato de Gurupi cresça. “Estamos hoje com uma boa notícia. Conseguimos aprovar no governo federal o projeto do nosso auditório, isso significa que vamos ter um espaço maior tanto pra exposição como para feiras e assim ampliar a oportunidade que eles têm para mostrar aquilo que produzem”, afirma.

Parceiros

“O Sebrae tem sido um parceiro incondicional de Gurupi, para nós, enquanto gestão cultural, podermos levar nossos artistas numa exposição dessa natureza é importante demais, uma vez que é um momento que nós temos para promovermos aquilo que a gente tem de melhor”, afirma a secretária da Cultura e Turismo de Gurupi, Zenaide Dias, que complementa: “Nosso artesanato está se despontando. Já temos artesãos em concurso nacional com produtos produzidos aqui. Isso significa que a gente está dando grandes passos”.