Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Desde o início deste mês de dezembro, o 4º Batalhão de Polícia Militar tem intensificado o policiamento ostensivo em toda a sua área circunscricional, reforçando o serviço operacional com o emprego de equipes do serviço administrativo e da Companhia de Operações Especiais (CIOE). As ações operacionais estão sendo realizadas na cidade de Gurupi e ainda nas cidades de Alvorada, Aliança, Araguaçu, Dueré, Cariri, Crixás, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Valério, São Salvador, Sucupira e Talismã.

As operações tem por finalidade a intensificação do policiamento ostensivo para preservar a ordem pública, proteger o patrimônio, garantir a segurança, o bem estar e a tranquilidade social. As ações estão sendo desenvolvidas durante o dia e à noite, com o emprego do efetivo administrativo na execução do policiamento a pé, motorizado, fiscalizações de trânsito, policiamento ostensivo e também o emprego do serviço de inteligência, em todas as cidades da região sul do Estado.

O planejamento operacional da Unidade prevê a continuidade das ações operacionais durante todo este mês de dezembro. De acordo com o comandante da Unidade, major PM Flávio Santos Brito, “em razão do aquecimento das vendas nos comércios e o grande número de pessoas que visitam os comércios nesse período, se torna necessário maior concentração do policiamento para garantir mais segurança e tranquilidade a todos”.

Ainda, segundo o comandante, graças ao emprego do reforço do policiamento em toda a região sul, a unidade tem frustrado diversas ações de quadrilhas contra instituições financeiras e outras modalidades delituosas, a partir dessas incursões operacionais.

Operação Lobo Guará

O 5º Batalhão da Polícia Militar realizou nos dias 9 e 10 desta semana, em Porto Nacional e cidades vizinhas, a Operação Lobo Guará, com o objetivo de coibir ações criminosas e também realizar apreensões de entorpecentes.

A operação consistiu em um reforço ao policiamento já realizado rotineiramente, com apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC), pertencente à Companhia Independente de Operações Especiais, do Grupo Tático do 1º Batalhão da PM, ambos de Palmas, além do efetivo da Unidade.

Durante esses dias foram realizadas blitzen e abordagens em pessoas e veículos dessas cidades, bem como em passageiros, bagagens de ônibus, e vans que trafegavam nas rodovias que dão acesso a Porto Nacional.

Bico do Papagaio

Foi desencadeada também na última quinta-feira, 10, duas operações voltadas a segurança pública na região do Bico do Papagaio, área de atuação da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) composta por 13 municípios. Operação Boas Festas, conhecida por “Final de Ano” e operação “Pagamento”.

Em todas as cidades da região do Bico do Papagaio a Polícia Militar vem desenvolvendo a Operação Boas Festas que se estenderá até o dia 4 de janeiro de 2016, segunda-feira.

A operação visa coibir todas as atividades criminosas que possam ser praticadas pelos perpetradores dos ilícitos penais nas áreas comerciais, residenciais e entrada e saída das cidades, durante as festividades tradicionais de final de ano.