Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Donizeti Nogueira (PT/TO) assegurou, na semana passada, em Brasília, recursos da ordem de R$ 28 milhões para a execução de assistência técnica e extensão rural para mais de 15 mil famílias de assentados no estado do Tocantins, no ano de 2016. O recurso, liberado pelo Governo Federal, atende à demanda de uma "chamada pública" do Incra/TO, para atendimento da agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, dos quais, mais de R$ 15 milhões serão executados pela Ruraltins e o governo do estado.

Para o senador do PT, esta foi uma grande conquista que corou todo um trabalho realizado durante o ano, quando relatou, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária - CRA, o Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária, o PNATER, aprovado por unanimidade durante a sessão de enceramento da comissão. Ele também teve aprovado o projeto de lei que trata do tema e promoveu um intenso ciclo de debates, com a realização de diversas audiências públicas - inclusive uma realizada em Palmas - para garantir assistência técnica aos agricultores da reforma agrária.

Ele agradeceu o apoio recebido pelas comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Meio Ambiente (CMA) do Senado da República - onde é membro titular -, e o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do ministro Patrus Ananias, do Incra Nacional, e da ministra Kátia Abreu, da Agricultura, que proporcionaram o espaço que permitiu o desempenho neste primeiro ano de mandato. "Trabalhamos muito durante o ano para que isso acontecesse e conseguíssemos garantir, pelo menos, a assistência técnica que é fundamental para o sucesso da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável no Estado", concluiu o senador.