Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A região de Duas Cabeceiras, no município de Fátima, distante 110 km da Capital, celebra nos dias 6, 8 e 9 de janeiro uma tradição que já dura mais de 70 anos, os Festejos de Santos Reis.

Manifestação tradicional das comunidades rurais da região, especificamente Correntinho e Duas Cabeceiras, o Festejo de Santos Reis faz referência à visita dos Reis Magos ao menino Jesus ante o seu nascimento, e foi contemplado com o Prêmio Dió 2013 de Apoio a Cultura Popular, Tradicional e Artesanato do Tocantins, do programa Pró Cultura, do Governo do Estadual. Os festejos também têm o apoio da Prefeitura de Fátima.

Misto de religiosidade e cultura popular, os Festejos de Santos Reis reúnem moradores da região, da zona urbana, e ainda de cidades vizinhas, em torno de rezas, danças, e integração popular. A programação começa no dia 6, data considerada Dia de Reis pela Igreja Católica, quando é feita a reza do terço. Já no dia 8, serão realizadas oficinas de bolos e biscoitos tradicionais, e à noite acontece show de forró.

No dia 9, data principal dos festejos, a programação começa a partir das 7 horas com torneio de Futebol, entre as equipes locais, e às 14 horas, a cultura popular volta a se manifestar no Encontro das Folias de Santos Reis, tendo com Imperador Darcy Nunes Carvalho, a Imperatriz, Edna Jesus da Silva, o Capital do Mastro, Gabriel Nunes da Silva, e a Rainha Maria Luiza Nunes Barbosa.

O forró, que costuma a adentrar a madrugada, é o ponto alto da festa, e neste ano será animado por Valdecy dos Teclados. Toda a festividade tem acesso gratuito.  

A proponente do projeto, Luana Mascarenhas, conta que a festa é uma demonstração dos credos e da cultura local. “Nessas comunidades os festejos de Santos Reis são produto da cultura negra, trazida ainda pelos primeiros moradores, e tem uma representação cultural vívida para esta região. Estamos honrados em poder dar continuidade nesta tradição”, enfatiza.

O prefeito de Fátima, Raimundo Mascarenhas, ressalta a importância da festa. “O povo se reúne, festeja, e celebra. É a história e a cultura de nossa cidade. Por isso incentivamos e apoiamos esta importante festa, e contribuímos para sua manutenção”.

História

Manifestação tradicional das comunidades rurais do Correntinho e Duas Cabeceiras, no Município de Fátima, o Festejo de Santos Reis faz referência à visita dos Reis Magos ao menino Jesus e o nascimento deste. Mesmo de origem portuguesa, o Festejo nessas comunidades é fruto da cultura negra, trazida ainda pelos primeiros moradores, que em pagamento de promessa realizaram os primeiros “giros pelo sertão”, “tirando a folia”, ou seja, foliões que saem pela zona rural conduzindo a bandeira de Santos Reis e recolhendo donativos para o Imperador.

Religiosidade e diversão estão ligadas ao Festejo de Santos Reis desde o momento do encontro das folias, nos giros pelo sertão, nos cantos, nos sons da viola e pandeiro, na festa entre os ajudantes, nas missas, na reza de terço, no “pé do mastro”, quando dançam suça – dança de origem negra do século XVIII, da época das minas de ouro do Norte de Goiás, até a festa profana em comemorada pelos devotos dos Santos Reis.

De grande valor cultural, não apenas para as comunidades rurais, como também para a população dos municípios vizinhos - Santa Rita, Brejinho de Nazaré, Oliveira de Fátima e Ipueiras -, o Festejo de Santos Reis é parte indissolúvel da vivência e da memória daqueles que participam.

Ambas as Comunidades se unem, em um momento de confraternização e solidariedade, para sua realização que ocorre sempre nos dias 5 e 6 de janeiro, em um lugar diferente do ano anterior, nas fazendas e sítios da região.

A primeira festa aconteceu no dia 6 de janeiro de 1944, seguindo a tradição de “passar o ramo adiante”, e tornou-se a principal manifestação cultural, religiosa e popular do Município de Fátima. De suma importância, o Festejo de Santos Reis foi reconhecido pelo Governo do Estado do Tocantins através de sua inserção no Calendário Cultural do Estado do Tocantins, na modalidade de Eventos Tradicionais.