Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A realização de exames preventivos do câncer do colo uterino estão suspensos temporariamente em Araguaína, a informação é da Prefeitura por meio da Secretaria da Saúde. A paralisação é referente a problemas encontrados no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) e foram repassadas pelo Ministério da Saúde (MS), com previsão de voltar a funcionar no dia 12 de fevereiro.

As coletas do exame preventivo (PCCU) são realizadas nas unidades básicas de saúde (UBS), em seguida cadastradas no Siscan, que encontra-se com frequentes erros impossibilitando a divulgação dos resultados. A Secretaria Municipal da Saúde informou que chegou a entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que orientou a suspensão das coletas do exame PCCU até que o problema do sistema seja resolvido.

A Sesau, entretanto, informa que nenhum momento solicitou a suspensão do exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero. Segundo a Sesau, as orientações repassadas às secretarias municipais foi que o Sistema de Informação do Câncer, do Ministério da Saúde estava em manutenção com previsão de retorno até o dia 12/02. A Sesau esclarece que o sistema já retornou e os municípios podem estar alimentando normalmente.

A não-realização dos exames também foi comunicada pela Secretaria, através do Ofício Circular GAB/SUPAB/SMS Nº 141/2016, para a 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, Vara e Procuradoria da Infância e Juventude, do Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde de Araguaína, ouvidoria do Município, Câmara Municipal e Procuradoria da República.

Campanhas

Nas UBS, os profissionais de saúde estão realizando campanhas de educação em saúde para as mulheres, a fim de contribuir com a diminuição de índices de câncer do colo uterino e de mama. Os exames também estão sendo agendados para o dia 12 de fevereiro, data prevista para o retorno do sistema. (Atualizada às 19 h do dia 05/02/2016)