Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação  Prefeita Magda Borba reúne membros da sala de coordenação e controle para discutir combate ao Aedes Aegypti Prefeita Magda Borba reúne membros da sala de coordenação e controle para discutir combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Miracema do Tocantins finalizou o processo de estudo e seleção do grupo de especialistas que serão responsáveis por conduzir a Sala Municipal de Coordenação e Controle para enfrentamento da dengue, chinkungunya e zika.

A sala foi instituída por meio do Decreto n° 11 de fevereiro de 2016, e uma reunião comandada pela prefeita Magda Borba, a enfermeira Lourdes Dourado e coordenadores de diferentes áreas da saúde, realizada nesta quinta-feira,11, marcou o início dos trabalhos. Dentro das discussões estavam as ações que serão realizadas no próximo sábado,13, Dia “Z” de combate ao Zica.

Gerenciamento e mobilização

De acordo com o documento, a sala tem o objetivo de gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, conforme as indicações do Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia, do Governo Federal.

A enfermeira Lourdes Dourado explicou que para alcançar os objetivos propostos para a Sala de Coordenação e Controle, a equipe precisa estabelecer diretrizes para o desenvolvimento das ações, monitorar os procedimentos adotados, e ainda articular outras demandas junto aos órgãos estaduais, municipais e a iniciativa privada.

A sala será composta por representantes das secretarias de 
Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e também Educação. Além disto, fazem parte do grupo servidores da garagem municipal, limpeza pública, Polícia Militar, Tiro de Guerra 11-008, Universidade Federal do Tocantins, Delegacia Regional de Ensino e ainda Hospital Regional de Miracema.