Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Sara Cardoso  Musafir reforçou que todas as demandas serão levadas ao governador Musafir reforçou que todas as demandas serão levadas ao governador

Em uma longa reunião, médicos do Hospital Regional de Araguaína (HRA) puderam falar abertamente com o secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir, sobre as dificuldades enfrentadas na unidade e dar sugestões para a melhoria do atendimento à população. O encontro ocorreu na noite desta segunda-feira, 22, em Araguaína.

Na ocasião, os profissionais relataram problemas com abastecimento, infraestrutura e equipamentos“Temos problemas que sabemos que não são comuns apenas desta unidade, principalmente com o abastecimento. Além disso, a rede de saúde do Estado não funciona, isso inclui a atenção básica dos municípios e os hospitais de referência, o que acaba sobrecarregando o hospital regional de Araguaína, porque os pacientes vêm para cá buscar atendimento”, disse a médica Jane Augusto Gonçalves.

O secretário Marcos Musafir reforçou o trabalho intenso que a equipe da Secretaria de Saúde está realizando para solucionar os problemas apontados e reforçou que precisa da ajuda dos servidores para que as coisas aconteçam e o paciente seja beneficiado. “Nossa parte nós vamos fazer, estamos fazendo. As empresas que estão se negando a fazer entregas de medicamentos e insumos estão sendo notificadas. Nós solicitamos e os hospitais já estão enviando inventário do que tem no estoque de cada unidade para que tenhamos dados verdadeiros do que está faltando e onde pudemos buscar. O melhor Plano de Cargos e Salários está aqui no Tocantins, melhores salários de médicos estão aqui. Essa situação difícil vai passar, vamos fazer novas licitações, mas preciso que agora vocês me ajudem”, disse o secretário.

O médico radioterapeuta do HRA, Roberto Montenegro, destacou que a aproximação com os servidores é um passo muito importante para que venham soluções. “Renasce uma esperança à medida que o secretário se dispôs a marcar uma reunião com o corpo clínico, procurando uma aproximação com os servidores. A gente tem que acreditar que vai melhorar porque ele demonstra que está querendo resolver os problemas, e o mais importante é que ele foi claro, explicou que a situação não é fácil e não trouxe falsas soluções. Apresentou os dados financeiros e acredito que ele vai trabalhar para melhorar os números”, ressaltou o médico.

Depois de ouvir cada profissional que esteve presente na reunião e pontuar cada dificuldade, o secretário ainda propôs a criação de uma Câmara Técnica para que sejam discutidos os principais problemas e criados mecanismos de melhoria dos serviços. “Quero que vocês tenham certeza que não estão abandonados pela Secretaria, nós estamos juntos, em um só time. Tudo o que ouvi de vocês vou levar para o governador. Não serei irresponsável em fazer promessas que não poderão ser cumpridas, não dá pra fazer gestão apagando incêndio, temos que ter planejamento e nossa proposta é que trabalhemos juntos e encontremos soluções para oferecer melhores condições de assistência ao usuário. Sem a união entre os profissionais de Saúde e o grupo gestor da Secretaria não haverá solução”, disse o secretário.

Essa foi a terceira vez que o secretário Marcos Musafir esteve no Regional de Araguaína. Um encontro como este também já foi realizado com os médicos do Hospital Geral de Palmas (HGP) na semana passada. 

O HRA conta com 163 médicos e recebe pacientes do Tocantins e de cidades do Pará, Maranhão e Mato Grosso.

Dom Orione

Ainda em Araguaína, o secretário esteve no Hospital Dom Orione, onde conversou com diretores. O Dom Orione é uma unidade filantrópica que tem convênio com o Estado.