Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Cerca de três mil habitantes no distrito de Campo Alegre, em Paranã, na região sudeste do Tocantins, estão sofrendo há mais de 30 dias por falta d’água nas torneiras de suas casas. Segundo informações repassadas nessa quarta-feira, 24, por alguns moradores ao Conexão Tocantins, os três poços artesianos e a bomba do rio, administrados pela Prefeitura de Paranã apresentam problemas. “Queimou tudo, estragou tudo e o prefeito não voltou a colocar”, afirmou o morador José Simão de Carvalho.

José Simão informou que o posto de saúde não está funcionando em consequência da falta de água. “Tem idoso, mulher grávida tendo que ir buscar no rio. Gente sofrendo! Tem lugar que quase dá dois quilômetros de distância até o rio”, afirmou.

Domingos Bispo informou ao Conexão Tocantins que os moradores ligam, tentam contato com o prefeito de Paranã, Edson Nunes Lustosa (PMDB), mas não conseguem êxito na resolução do problema. De acordo com Domingos, os moradores estão planejando protocolar um abaixo-assinado.

A moradora Army Torres também reclamou da situação. "A Prefeitura não está nem aí e não nos dá uma posição. As pessoas não podem fazer curativo e nada mais no posto de saúde pois ele está fechado e não tem como funcionar sem água", disse. 

Gestão dá prazo 

O prefeito de Paranã, Edson Lustosa, informou em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta quinta-feira, 25, que até amanhã, 26, a situação de abastecimento de água em Campo Alegre será normalizada. O gestor afirmou que o distrito não está há mais 30 dias sem água: "Mais de 30 dias é mentira! Como o córrego de lá encheu muito por causa das chuvas a gente teve que tirar a bomba para arrumar. E sempre quando chove muito temos que tirar a bomba para não estragar, uma bomba daquelas é cara demais", informou. 

Ainda de acordo com o prefeito, o distrito de Campo Alegre dispõe de três poços que, enquanto a bomba fica em conserto, alimentam a cidade. "Os poços estavam alimentando só que a água é fraca, demora para chegar até eles. Só que eles tem que ter consciência, querem molhar horta sabendo que a bomba não está lá", explicou.

Edson Lustosa disse que os moradores de Campo Alegre não pagam "um centavo pela água. A melhor coisa que poderia acontecer era a Saneatins tomar conta de lá. A única solução que nós temos mais plausível é a Saneatins tomar conta da água", afirmou.