Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Epidemia do vírus Zika, a luta pela liberação da pílula do câncer (fosfoetanolamina), a briga política por um possível impeachment da presidente, a quebra da barragem em Mariana/MG. O noticiário brasileiro anda pesado nos últimos meses. O volume de acontecimentos que influenciam a nossa vida cresceu. E como dar conta de tudo? A paulistana Adriana Woll deu um jeito, utilizando-se da arte. ‘Tema da Vez’ é a exposição que chega à Galeria Sesc de Artes nesta segunda, 7 de março. A vernissage será em 4 de março, às 19h.

A artista plástica de 43 anos é ilustradora e criadora (Escola Panamericana de Arte) e graduada em Administração de Empresas. Vive em São Paulo e Saarbrücken, na Alemanha. Já realizou mais de 50 projetos de arte no Brasil, Estados Unidos e países europeus, como Suécia, Alemanha, Londres, entre outros. Atua nas áreas de pintura, escultura e instalação.

“A ideia da exposição veio em novembro [2015] quando os atentados em Paris e esses assuntos citados pipocaram nas redes sociais. Eu tinha a constante sensação que cada vez que me conectava à rede surgiria um novo e importante tema a ser debatido pela sociedade. Daí surgiu ‘Tema da Vez’, que tem como objetivo estimular o diálogo entre os visitantes tendo como foco os acontecimentos atuais representados ora de forma direta e clara, ora totalmente sutil e subjetivo”, explicou a artista.

‘Tema da vez’ conta com 11 peças da edição ‘Vem pra rua’ e oito obras em tela e papel, sendo três exclusivas para a exposição no Sesc, além de uma instalação participativa. A série ‘Vem pra Rua’ foi produzida em 2014 e editada por uma galeria na Alemanha. Ela mostra cenas retiradas de fotos de jornais e redes sociais de pessoas que manifestavam sua voz, indignadas com algum fato. A ligação entre os trabalhos é feita com fios vermelhos de lã. Já as obras inéditas vão tratar de assuntos atuais, citados acima. Os títulos são: “Eu sei que vou te amar”, “Doce lembrança” e “O dono dos bois”.

Por fim, Adriana apresenta uma instalação que vai colocar os espectadores em posição de protagonistas. Quais temas você gostaria de mostrar sua indignação? Quais os assuntos merecem ser discutidos pela sociedade? Quem estiver na vernissage vai poder responder a essas questões e participar da instalação interativa. Onze camisetas brancas estarão à disposição para serem preenchidas e vão ser penduradas em varais até o fim da mostra, com o objetivo de receber novas contribuições.

A exposição se estende até 29 de março. A Galeria Sesc de Artes funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.