Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Marcelo Miranda receberá na segunda-feira, 7, às 8h30, o ministro Conselheiro para Assuntos Agrícolas dos Estados Unidos, Clay Hamilton. Ele vem ao Tocantins conhecer os potenciais agrícolas da região.  Na ocasião, o ministro estará acompanhado do adido Agrícola da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Nicolas Rúbio. Os dois ficam no Tocantins até quarta-feira, 9.

No período em que ficarão no Tocantins, eles devem visitar a sede da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e áreas de produção de cooperados, produção de grãos, integração lavoura-pecuária-florestas, em Pedro Afonso. Visitam ainda áreas de produção de arroz, soja e melancia em Lagoa da Confusão. O município é o maior produtor de arroz irrigado do estado do Tocantins, com área plantada de aproximadamente 50.000 ha no período das chuvas (novembro a março), e plantio de 40.000 ha no período de inverno. Os produtos colhidos na região são distribuídos para todo o País.

No fechamento da agenda, está prevista uma visita às áreas de produção de frutas do Projeto São João, no município de Porto Nacional.  O local conta com produção de banana, maracujá, goiaba, mamão, melancia, mandioca, abacaxi, açaí e coco, por meio de tecnologias avançadas de irrigação, como gotejamento e microaspersão. O projeto possui uma área total de 5.129 hectares, sendo 3.654 hectares de área irrigável. A área compreende 326 lotes para pequenos produtores e 38 empresariais.

Potencial

O potencial agrícola do Tocantins já vem despertando o interesse de líderes de outros países. Em recente visita ao estado, o ministro para Assuntos da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima, com base em dados técnicos, afirmou que as bacias Tocantins e Araguaia são as mais propícias para o cultivo de grãos dentro da fronteira agrícola do Matopiba.