Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) reuniu na tarde de terça, 8, organizadores de eventos pecuários e responsáveis técnicos para debater sobre a Portaria 015/2016, em vigor desde 21 de janeiro e que estabelece normas técnicas para a regularização da fiscalização e controle do trânsito, sanidade e bem estar dos animais nos eventos pecuários no Estado do Tocantins.

Durante a reunião, a Secretaria da Fazenda esclareceu aos participantes quanto a emissão de notas fiscais e a implantação de um Programa que interligará ao sistema da Adapec, para facilitar e agilizar a emissão das notas dentro dos leilões. Já a Agência apresentou o conteúdo da portaria esclarecendo os principais pontos que geraram dúvidas, principalmente relacionados ao bem estar dos animais, estrutura e recebimento de animais nos eventos com horário pré-determinados.    

A diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Regina Barbosa defendeu a edição da portaria afirmando que ela é um instrumento que padroniza as ações relacionadas aos eventos pecuários no Tocantins. “O número de eventos e o volume de animais comercializados vem crescendo a cada ano e, embora existam outras legislações relacionadas ao segmento, editamos esta portaria para facilitar e melhorar ainda mais o trabalho de fiscalização da Adapec”, disse Regina.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo esteve presente na reunião e falou da importância deste setor para a economia do Estado e também da necessidade de padronizar as ações visando a defesa sanitária do rebanho tocantinense. “O segmento de eventos pecuários possui papel fundamental no desenvolvimento do Estado, pois gera emprego e movimenta a economia, por isso, defendemos esta regulamentação como forma de garantir que nosso rebanho continue livre de doenças”, destacou.

A proprietária de um leilão em Colinas do Tocantins, Rodevi Rodrigues da Rocha disse que a reunião contribuiu bastante para esclarecer algumas dúvidas relacionadas à portaria. “São medidas importantes que nos ajudará na realização dos eventos pecuários e com certeza melhorará o sistema de fiscalização por parte da Adapec”, ressaltou ela, acrescentando que seu estabelecimento já segue as regras porque possui responsabilidade com a defesa sanitária do rebanho.

Dados

O Tocantins conta com 30 leilões cadastrados na Agência. Em 2015, foram fiscalizados nesses recintos mais de 600 mil animais. De janeiro a fevereiro de 2016, foram fiscalizados 111.062 animais.