Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O show de lançamento do DVD "Léo Pinheiro - ao vivo em casa" chega a Palmas nesta quinta-feira, 10.  O artista tocantinense, que já passou com o trabalho por São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Goiânia, se apresentará no espaço Villa Country, a partir das 22 horas. Apesar das apresentações em outras cidades, o trabalho será apresentado por completo pela primeira vez na capital do Tocantins.

Eclético, em seu trabalho Léo Pinheiro percorre as variações da Música Popular Brasileira (MPB), sem deixar de fora elementos típicos da cultura do país e em especial do Tocantins. Ao todo, o álbum conta com 18 músicas, grande parte de composição do próprio Léo Pinheiro, ou em parceria com compositores regionais, como Genésio Tocantins, Tião Pinheiro, Jota Bulhões e Sandro Petrilli.

O show é um verdadeiro espetáculo, que promete emocionar, divertir e encantar a todos os presentes. O clima intimista de algumas canções, como "Cuida do que é seu em mim", é alternado com o astral de outras como "Tatá Engenho Novo" e "Recado", capazes de fazer qualquer pessoa querer sair dançando pelo salão.

Nesse show, além das faixas do DVD "Léo Pinheiro - ao vivo em casa", o artista promete boas surpresas para o público. “É um show para família, além de cantar as músicas que estão no DVD, também vamos apresentar canções que já estão sendo produzidas para um novo projeto”, apontou.

Artista nato, aos 10 Léo Pinheiro gravou seu primeiro CD, “Coração de menor”, produzido por Moacyr Franco e aos 14 já veio o seu segundo trabalho, no qual se lançou como compositor.  Além de cantor, também se dedica à carreira de ator. Em 2008 foi convidado a participar da “Cia Mulungo”, de Oswaldo Montenegro, com quem já realizou alguns trabalhos e se apresentou  em espetáculos, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2013 fez o lançamento virtual do CD “Sol da Madrugada” produzido e arranjado pelo parceiro e amigo Oswaldo Montenegro, que também participa na canção que dá nome ao CD, resultado da primeira parceria de composição entre os dois artistas. Este ano, Léo Pinheiro estreia no Canal Brasil na série “Insônia”, além de fazer outros trabalhos para TV, bem como a produção do  EP chamado “Desliga o telefone e vem falar comigo”, com duas faixas.

Músicos

Da apresentação, participarão alguns dos maiores instrumentistas do país, os mesmos que estiveram na gravação do DVD pelo Canal Brasil, em janeiro de 2015. Sobem ao palco com Léo Pinheiro nesta quinta-feira,  Sergio Chiavazzoli, Lui Coimbra, Edu Szajubrum, Alexandre Meu Rei e Felipe Caneca, todos instrumentistas com vasta experiência no cenário musical brasileiro, com trabalhos realizados junto a grandes nomes como Oswaldo Montenegro, Maria Bethania, Milton Nascimento, Belchior e Moraes Moreira - como é o caso de Sérgio Chiavazzoli, que hoje acompanha o cantor Gilberto Gil como guitarrista e diretor musical.

Lui Coimbra, por sua vez, é instrumentista de todas as cordas, além de compositor e arranjador, e traz na bagagem serviços prestados a nomes como Nana Vasconcelos, Alceu Valença, Aquarela Carioca, Ana Carolina, Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Caetano Veloso entre muitos outros.