O Tocantins está presente na World Travel Market Latin America, um dos maiores eventos de turismo, de âmbito global, focado em gerar oportunidades de negócios neste setor. A feira teve início nesta terça-feira, 29, e se estende até quinta-feira, 31, no Expo Center Norte, em São Paulo. No estande do Estado, resultado de parceira entre os governos federal e estadual, os profissionais do setor estão conhecendo o Tocantins e suas regiões turísticas e despertando o interesse em comercializar esses destinos em suas agências.
Roberto Garcia é especialista sênior em Desenvolvimento de Produtos na empresa norte-americana Rovia, um clube de viagens que oferece a turistas internacionais pacotes completos em diversas regiões do mundo. À WTM Latin América, ele veio com a missão de identificar no Brasil os lugares mais interessantes para atender a este público específico e, no estande do Tocantins, pode conhecer os destinos e segmentos hoje ofertados pelas agências e receptivos locais. As possibilidades relacionadas à prática do ecoturismo, assim como a localização do Tocantins em termos de logística, a partir da Capital Federal, chamaram sua atenção. "No passado, o foco do turista internacional no Brasil era o Rio de Janeiro. Hoje, é o ecoturismo o grande destaque. Meu papel aqui é justamente conhecer onde estão os destinos propícios e levar para os nossos clientes. Como brasileiro, meu interesse é realmente vender o Brasil lá fora".
Para transformar seu interesse pelos destinos turísticos do Tocantins em oportunidades reais de negócios, adiantou que vai buscar junto às operadoras locais identificar as que possuem capacidade para atender à sua demanda na íntegra, com alta qualidade, ofertando pacotes completos, desde o traslado até a hospedagem, alimentação e opções de atividades.
A interação com o público neste início de feira já possibilita apontar algumas ações que o Tocantins pode adotar para ampliar sua participação no cenário internacional do turismo. "A experiência que a participação em eventos como este traz é que temos que ampliar a capacidade de atendimento em línguas estrangeiras, além de melhorar a integração entre os agentes do setor para o seu fortalecimento, incluindo a ampliação da presença do Tocantins na internet, além de outras ferramentas que ajudem a promover nossos destinos e, assim, fomentar novos negócios", avaliou o superintende de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp.
Não só o potencial ecoturístico, mas a biodiversidade decorrente do encontro dos biomas Cerrado e Amazônia no Tocantins foi um fator que atraiu Débora Melo, proprietária de uma agência de viagens em Mogi das Cruzes, interior paulista. Após visitar o estande, ela decidiu não só que quer conhecer o Jalapão, mas se programar para ofertar aos seus clientes pacotes de viagens para o Estado. "Essa questão da presença do bioma Amazônia me chamou muito a atenção, a natureza deste bioma é riquíssima", pontuou, acrescentando que atende a grupos especializados, incluindo grupos da terceira idade e de observação de aves. "Nosso trabalho é com viagens segmentadas", explicou.
Sobre a WTM
De acordo com os organizadores, a WTM Latin América tem como objetivo promover a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina. Este ano, o evento chega a sua quarta edição, consolidando-se como um dos eventos mais respeitados do setor e o mais internacional do continente. Em 2015, a feira apresentou mil empresas expositoras do Brasil, América Latina e diversas outras regiões do mundo, resultando em mais de 6 mil visitantes profissionais do setor, e numa estimativa de negócios no valor de US$ 363 milhões.