Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Neste mês, como parte das atividades que serão promovidas no Dia D de Mobilização contra o Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) programa, para o próximo dia 19, em Palmas, duas grandes mobilizações, na Avenida JK e na Avenida Tocantins, com a participação da comunidade escolar. As escolas também receberão apresentações de teatro de fantoches, do bonequeiro Alexandre Amaral.

Esta será a terceira ação promovida pela Seduc, que será realizada por meio do pacto de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, estabelecido entre a secretaria e o Ministério da Educação (MEC). A intenção é que as escolas disseminem, para a população, informações de prevenção e controle do Aedes.

De acordo com o técnico da gerência de Projetos Educacionais da Seduc, Paulinelli Nunes, neste mês os trabalhos serão regionalizados, em Palmas. “As escolas polos estarão focando em ações conjuntas nas regiões Norte e Sul. Os estudantes farão panfletagens nas avenidas e mutirões de limpeza. Porém, as ações internas também continuarão”, explicou.

A novidade é que mais uma atividade será inserida no Dia D contra o Aedes: as apresentações de fantoches, de autoria do bonequeiro Alexandre Amaral. Os trabalhos, que serão apresentados pela primeira vez nas escolas estaduais, levarão aos estudantes debate de temas sobre os malefícios do mosquito e importância das ações de limpeza. “A ideia é poder mostrar aos estudantes a importância dessa conscientização. A formação do aluno exige, dentro das grades curriculares, a questão artística até mesmo como formadores de opinião e formação de cidadãos críticos, tanto na escola quanto na sociedade como um todo”, afirmou.

Em todo o Tocantins, as 523 escolas estaduais estarão envolvidas com as ações até o dia 26 de abril.