Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Daniel Machado

Foto: Daniel Machado

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB), Walter Ohofugi, nomeou e empossou na tarde dessa quinta-feira, 14 de abril, os membros da Comissão de Combate ao Caixa 2 Eleitoral e Defesa do Voto Consciente. A comissão vai atuar no combate ao caixa 2 eleitoral nas eleições municipais do Tocantins e promoverá uma campanha de valorização do voto.

A presidente da comissão é a advogada Marluy Dias Ferreira, o vice-presidente é Carlos Roberto Correia e a secretária-geral é Ione Figueredo Lira da Silva. Outros seis advogados compõem a comissão. A atuação é alinhada com a OAB Nacional, que promoverá iniciativa no mesmo sentido. A campanha de combate ao caixa 2 e defesa do voto consciente é promovida, inicialmente, pela OAB com a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e MCCE (Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral).

Estas entidades atuaram juntas na aprovação da Lei Ficha Limpa e, em segundo momento, na aprovação da lei que impede as doações eleitorais por parte das empresas. “Vamos fazer um trabalho que envolva a comunidade, os advogados e as empresas. O caixa 2 é o nascedouro das mazelas nas administrações, pois ele compromete a gestão ou o mandato legislativo antes mesmo dela se iniciar”, destacou Walter Ohofugi.

A presidente da comissão, Marluy Ferreira, por sua vez, ressaltou que além das entidades que já englobam a campanha, a comissão vai buscar o respaldo de outras instituições religiosas, bem como entidades comerciais. “Iremos trabalhar em conjunto com estudantes, com advogados do interior e com outras entidades. A ideia é que cada cidade tenha um comitê para receber denúncias de caixa 2, que serão devidamente analisadas, antes de ser encaminhada ao MPE (Ministério Público Eleitoral) ou até mesmo a Justiça”, ressaltou Marluy.

Confira, abaixo, a composição completa da comissão:

Presidente Marluy Dias Ferreira - OAB/TO 4770-B

Vice-presidente Carlos Roberto Correia – OAB/TO 7155

Secretária-geral: Ione Figueredo Lira da Silva– OAB/TO 5697

Membros 

Adilar Daltoé OAB/TO 543

Buenã Porto Salgado OAB/TO 4549

Reinor Vieira do Prado OAB/TO 6056

Darlene Coelho da Luz OAB/TO 6352

Orivaldo Junior de Freitas Miranda OAB/TO 6330

Wasinton Sebastião Muniz Moreira  OAB/TO 6794