Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Para dividirem dificuldades, sugerir melhorias e também trocar experiências, diretores gerais e técnicos dos 19 hospitais públicos do Estado juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, estiveram reunidos durante toda a segunda-feira, 18, participando da 3º Reunião Ordinária com Unidades Hospitalares. Na ocasião, diretores destacaram as boas práticas desenvolvidas dentro dos hospitais.

Para o secretário Musafir as unidades estão se superando nos esforços com objetivo de encontrar soluções para problemas, juntamente com parceiros internos e externos. “A aceitação da proposta de um colegiado gestor deve ser destaca e está sendo muito boa. Estamos mostrando toda transparência, entregando documentos financeiros sobre materiais e licitações com vistas a uma maior integração para fortalecer o SUS no Estado e melhorar o atendimento oferecido ao paciente, assim como determina o governador Marcelo Miranda”, disse.

Um exemplo de que o trabalho está dando certo é o Hospital Regional de Araguaína (HRA), que segundo a diretora geral, Érica Weysfield, o grupo gestor montado na unidade já realizou três reuniões que debateram dificuldades com foco em encontrar solução. “Como é um grupo de médicos, enfermagem e administrativos, a equipe tem como abordar o assunto de forma mais clara e objetiva chegando ao ponto problemático para encontrar uma solução mais plausiva dentro das atuais condições”, disse.

Para o diretor geral do Hospital Regional de Miracema (HRM), Sávio Cerqueira, a troca de experiência entre os hospitais é muito importante. “Fomos ao Hospital de Guaraí e buscamos o modelo do cartão de alimentação com intuito de diminuir os gastos, por exemplo. Essa reunião é muito importante e estamos contando com apoio do secretário para, nós mesmos, tomarmos algumas decisões”, afirmou.

O secretário reforçou que o encontro foi bastante produtivo e vários assuntos abordados.“Pudemos tratar sobre vários assuntos, vigilância sanitária, doenças, alertas, campanhas, abordamos a questão dos contratos que devem ser melhor fiscalizados e tratamos da importância de reduzir despesas com economia de material e medicamentos e controle de plantões extras, o que eles já estão fazendo muito bem”, finalizou.