Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Esequias Araujo

Foto: Esequias Araujo

O vereador professor Júnior Geo (Pros) questionou, na sessão desta quarta-feira, 20, a aplicação do projeto da Secretaria Extraordinária de Energias Renováveis (Seer), “Palmas Solar”. O programa prevê descontos em tributos como IPTU e ISSQN aos contribuintes que implantarem a energia solar feita exclusivamente por empresas da cidade de Palmas.

Segundo o parlamentar, os donos das duas empresas da capital que desenvolvem este trabalho são aliados políticos da gestão. Além disso, apontou o valor de implantação como o dobro do que poderia ser cobrado em outras situações, fazendo com que o desconto não compense.

O apontamento foi feito por Geo após uma conversa citada com um professor doutor engenheiro elétrico que colocou a sua residência 100% à base de energia solar por projeto próprio e sem depender de empresa, como condiciona o “Palmas Solar”.

A implantação em sua residência teria apresentado o custo de aproximadamente 50% do valor cobrado pelas empresas locais. Para o vereador, o encaminhamento para empresas locais, além de inconstitucional, não traz benefícios financeiros aos que apoiam o projeto sustentável e sim ao grupo político detentor dos recursos de aplicação. “Mais um projeto que não é, literalmente, em benefício da sociedade, e sim de interesses particulares”, afirma Geo.