O Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), participará a partir desta segunda-feira, 25, até sexta-feira, 29, em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, da 23ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2016. Na feira, representantes da Diretoria de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos da Seden estarão divulgando em rodadas de negócios junto aos empresários do setor os atrativos do Tocantins para investimentos, além de distribuir material informativo e publicitário para atrair novos investimentos para Estado.
Segundo informações do diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos, Paulo Mendonça, esta é segunda vez que o Tocantins participa da Agrishow, sendo uma grande oportunidade de divulgar as potencialidades do Estado para atrair novos investimentos de empresas e indústrias e obter resultados positivos. Quando participou, em 2013, o Estado realizou contato com aproximadamente 200 indústrias de bens de capital presentes na feira, o que tem gerado visitas das mesmas ao Tocantins até hoje.
“A participação do Tocantins na Agrishow é uma das importantes estratégias para a captação de investidores com perfil a se estabelecer no Tocantins e região do Matopiba [que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], principalmente a agroindústria, com o fornecimento de produtos e serviços para o setor agrícola”, considerou Paulo Mendonça, ressaltando que o evento traz também oportunidades concretas de negócios com expositores estrangeiros presentes na exposição com registro de empresas proveniente de vários países. Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos (ABIMAQ), uma das principais patrocinadoras da feira, tem em seu quadro 7.800 indústrias de bens de capital.
Agrishow
A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - Agrishow 2016 é uma das maiores e mais completas feiras, que conta com 440 mil m² de área, cerca de 160 mil visitantes, 71 países, um público altamente qualificado. Na Agrishow 2015 foram iniciados R$ 1,9 bilhões em negócios, com a presença de mais de 800 expositores, em sua maioria de indústrias voltadas ao agronegócio. O evento reúne a maior concentração de fabricantes de equipamentos da América Latina, e é voltada ao desenvolvimento de oportunidades e negócios para os expositores nacionais e internacionais.
A feira é promovida pelas principais entidades ligadas, direta e indiretamente, ao agronegócio brasileiro, como a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB).