Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Município de Lizarda está localizado na região do Jalapão, leste do Estado do Tocantins

Município de Lizarda está localizado na região do Jalapão, leste do Estado do Tocantins Foto: Jucas Glória

Foto: Jucas Glória Município de Lizarda está localizado na região do Jalapão, leste do Estado do Tocantins Município de Lizarda está localizado na região do Jalapão, leste do Estado do Tocantins

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou, na terça-feira, 26, ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Lizarda, Wilmar Soares Pugas. O gestor é acusado de fraudar a construção de pontes e bueiros e de firmar contratos com diversas empresas pertencentes a seus familiares, entre outros atos ilegais praticados no decorrer de sua gestão.

A ação judicial, proposta pelo promotor de Justiça João Edson de Souza, também denuncia a recorrente ausência de licitação nos atos de gestão da Prefeitura de Lizarda e enumera diversos cargos da administração pública que são ocupados por parentes do prefeito e da primeira-dama.

Sobre as obras públicas, o prefeito é acusado de fraudar licitação visando a contratação de empresa que simularia a construção de duas pontes sobre os córregos Marajá e Morro Vermelho, na zona rural. Em investigação, a Promotoria de Justiça constatou que as pontes já existiam e haviam sido construídas pelos próprios moradores da região. Em outra licitação, a empresa Pavimento Engenharia Ltda foi contratada para construir bueiros em um trecho da divisa entre os municípios de Lizarda e São Félix do Tocantins, porém tal obra teria sido realizada com o uso de retroescavadeira, caçamba e servidores da própria Prefeitura.

Com relação ao beneficiamento de parentes, a Promotoria de Justiça aponta que pertencem a familiares de Wilmar Soares Pugas a padaria e o supermercado que fornecem produtos para a merenda escolar e a locadora de veículos que contrata com o município. Inclusive, um dos veículos locados (uma caminhonete Frontier, placa JFQ 2395) ficaria à disposição do filho do prefeito, na capital do Estado.

O posto de combustíveis que abastece a toda a frota da Prefeitura era de propriedade do próprio Wilmar Pugas, tendo sido transferido para o nome de uma terceira pessoa apenas no dia em que ele tomou posse no cargo de prefeito.

A família de Wilmar Pugas é beneficiada também com cargos públicos: o secretário de Finanças e Administração é sobrinho do prefeito, a secretária da Educação é irmã do prefeito, o secretário da Juventude é sobrinho do prefeito, o secretário de Saúde é cunhado da primeira-dama e a secretária de Assistência Social é a própria primeira-dama. Também há familiares do prefeito e da primeira-dama ocupando cargos de diretor de Transportes, chefe do Controle Interno, enfermeira e auxiliar de enfermagem. E a Prefeitura estaria se recusando a repassar cópia de sua folha de pagamento à Câmara de Vereadores.

Penalidades

A ação civil pública por ato de improbidade administrativa pede que o prefeito seja condenado a ressarcir os danos causados ao erário e a pagar multa civil, além de perder o cargo, ter os direitos políticos suspensos e ficar impedido de contratar com o poder público e de receber incentivos fiscais e de crédito.