Parte importante na construção de uma Educação Integral e Humanizada, o desporto educacional é uma poderosa ferramenta também na formação física e social dos estudantes. Desta forma, os Jogos Escolares do Tocantins (Jets) e os Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets) atuam como catalizadores da interação entre alunos, professores e escolas de todo o Tocantins.
Em Paraíso, a etapa regional dos Jets movimenta 700 alunos/atletas das escolas que fazem parte da Diretoria Regional de Educação (DRE). Nesta etapa, são disputadas partidas nas modalidades de Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Futsal, Handebol e Voleibol. Todas as competições são nas categorias masculina e feminina, para alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A competição vai até o próximo sábado, 14.
O destaque na competição da regional de Paraíso fica com a equipe feminina, 12 a 14 anos, do Colégio Estadual de Cristalândia. Com um jogo equilibrado e jogadoras dedicadas, a equipe é uma das favoritas a uma das vagas nas finais estaduais da competição, que serão realizadas em Palmas no segundo semestre.
O treinador da equipe, Lourenço Campos Barbosa, destacou o empenho das meninas na competição e acredita em seu time nos Jogos. “Vale destacar o nível da competição. Neste ano eu estou com grandes expectativas, principalmente na nossa equipe de 12 a 14 anos”, destacou o técnico.
Lourenço ainda tem grandes expectativas para outro evento, que será realizado pela primeira vez na América latina: os Jogos Olímpicos Rio 2016. O professor irá representar os educadores físicos do Estado durante o revezamento da tocha olímpica, em sua passagem pelo Tocantins. “Quando eu fui escolhido para conduzir a tocha, eu fiquei muito empolgado, muito satisfeito. Acredito que é o reconhecimento pelo trabalho que costumo fazer”, destacou.
Jets 2016
As etapas regionais dos Jogos são realizadas nas 13 cidades-sede das Diretorias Regionais de Educação (DRE), com os vencedores das etapas municipais da competição. Em Paraíso, conforme a técnica da Gerência de Desporto Educacional da Seduc, Heliane Pereira, o nível da competição está bom e as expectativas para as finais são grandes. “Fico feliz em ver a dedicação desses alunos e dos professores que se esforçam diariamente nos treinos e nos Jogos”, completou.
Os Jogos Estudantis do Tocantins classificam alunos e equipes para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) que, em 2016, serão realizados em João Pessoa / PB. Já os vencedores das finais estaduais dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins se classificam para as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em novembro na cidade de São Paulo