Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB/TO), e a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) promovem nesta segunda-feira, 23 de maio, o seminário “Maternidade e Política: Repensando o Papel da Mulher na Sociedade”. O evento ocorre a partir das 19 horas no auditório da Defensoria Pública do Tocantins, em Palmas.

A atividade será certificada pela ESA – Escola Superior de Advocacia. Na ocasião, o presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, vai lançar o Plano “+Mulheres na Política Tocantinense”. O evento terá duas palestras – uma sobre a participação da mulher na política e outra sobre violência obstétrica.

As inscrições podem ser feitas no endereço www.oabto.org.br. Para operadores de Direito será necessário levar uma linha de crochê nº 6. Servidores e e estudantes, um pacote de absorvente íntimo. As doações serão direcionadas às unidades penitenciárias femininas do Estado do Tocantins.

A realização do evento conta com a participação de três núcleos da DPE-TO, o Núcleo de Defesa da Saúde (NUSA), o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), e do Núcleo de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM). Pela a OAB-TO, a promoção é da  omissão da Mulher Advogada (CMA) e da Escola Superior de Advocacia (ESA). 

Confira, abaixo, mais informações e a programação e completa do seminário:

Seminário Maternidade e Política: Repensando o Papel da Mulher na Sociedade

Data: 23 de maio de 2016

Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em Palmas/TO

Horário: das 19h às 22h30

Promoção : Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em Palmas/TO, Comissão da Mulher Advogada (CMA) e Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO)

Coordenadoras do Evento: Profa. Dra. Gisela Maria Bester (Diretora-Geral da ESA/TO), Profa. Ma. Letícia Bittencourt (Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/TO), Dra. Emileny Lázaro (Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/TO), Dra. Vanda Sueli Machado de Sousa Nunes (Coordenadora do Nuden - Núcleo Especializado de Promoção a Defesa dos Direitos da Mulher) da DPE/TO e Dra. Denize Souza Leite (Defensoria Pública do Estado do Tocantins).

Comissão Organizadora: Integrantes da Comissão da Mulher Advogada OAB/TO, Integrantes da ESA – Escola Superior da Advocacia do Tocantins, Membros da Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

Inscrições: www.oabto.org.br

Com certificação de 4h conferida pela Escola Superior da Advocacia da OAB/TO, mediante prévia inscrição online e assinatura na lista de presenças, no local do evento.

Para inscrições: a doação de linha de crochê nº 6, se profissional, ou, no caso de estudante, 01 pacote de absorvente íntimo. As doações serão direcionadas às unidades penais femininas do Estado do Tocantins.

Programação 

19h – Abertura do Evento

Marlon Costa Luz Amorim – Defensor Público-Geral DPE-TO

Neuton Jardim – Presidente da ADPETO

Walter Ohofugi Jr – Presidente da OAB-TO

Letícia Bittencourt – Presidenta da Comissão da Mulher OAB-TO

Graziela Reis – Membra Consultiva da ESA TO

Vanda Sueli Machado de Sousa Nunes – Coordenadora do NUDEM DPE-TO

Lançamento do projeto:

 “+ Mulheres na Política Tocantinense”

Apresentação do Plano:

Walter Ohofugi Jr – Presidente da OAB-TO

19h30 às 20h30 – Palestra:

Participação política da mulher: cenário atual e desafios de representatividade

Palestrante: Adélia Moreira Pessoa

Advogada, Presidenta da Comissão Nacional de Gênero e Violência Doméstica do IBDFAM, Presidenta da Comissão de Defesa dos direitos da Mulher- CDDM/OAB-SE, Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Presidenta da mesa: Letícia Bittencourt – Presidenta da Comissão da Mulher OAB-TO

Luciana Campos da Silva: 20h30 – 21h30 – Roda de Conversa

Violência Obstétrica: Violação dos Direitos Humanos da Mulher

Mediadora:

Denize Souza Leite – Defensora Pública do Estado do Tocantins, especialista em Direito Civil e Processual Civil

Debatedoras:

Emilleny Lázaro – Advogada, especialista em Direito Civil e Processual Civil, Vice-Presidenta da Comissão da Mulher Advogada OAB-TO

Wilma de Paula Manduca – Fisioterapeuta obstreta, acupunturista, doula, mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB)

Ana Virginia Gama - Ginecologista, Obstetra e Sexóloga. Conselheira do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO).

21h30  às 22h30 – Debates com o público

22h30 – Encerramento