Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Alaides Cardoso

Produtores da região sudeste do estado participaram nessa sexta-feira, 03, do 1º Dia de Campo sobre Ovinocultura, realizado na Chácara Água Boa, no município de Dueré, a 228 km de Palmas.

Com o evento, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e demais parceiros, visa incentivar a produção na agricultura familiar e fomentar a cadeia da ovinocultura em todo o Tocantins. 

De acordo com o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, com o frigorífico, em fase de implantação na cidade de Aliança, o Estado se prepara para abastecer o mercado interno, e posteriormente o externo, com uma carne de qualidade. Sendo o segmento mais uma alternativa para o produtor rural diversificar a produção e melhorar a sua renda.

“Nós estamos preocupados em organizar e fortalecer a cadeia de olho nesse mercado promissor. Do ponto de vista logístico estamos estrategicamente bem situados, temos tecnologias e conhecimentos, ou seja, todas as condições para entrar nesse mercado e sermos bem-sucedidos”, afirmou o presidente.

O pesquisador da Embrapa, Hernandes Belchior, informa que o incentivo ao segmento e o trabalho em parceria com os governos estadual, federal, produtores e parceiros da iniciativa privada tiveram início no ano de 2015 e tem obtido bons resultados. “Nós da Embrapa temos dado todo apoio para que essa atividade cresça e tenha êxito. Nossa próxima ação é fazer uma oficina de concertação para entendermos a cadeia produtiva como um todo, quais os entraves e as perspectivas, para traçarmos estratégias que dinamizem a produção, de modo a criar um mercado sustentável, não sendo restrito a um produtor ou a uma região, mas que todo Estado seja beneficiado com isso”, acrescentou o pesquisador.

A superintendente de Planejamento em Políticas para a Agropecuária da Seagro, Arlete Mascarenhas, destaca que um dos entreves na produção era a falta do frigorífico, o que desestimulava os produtores, que não tinham um local para o abate e consequentemente dificultava o escoamento da produção. “A nossa finalidade aqui é mostrar ao produtor que é hora de produzir e se preparar para entregar os animais ao frigorifico, assim que as obras terminarem”, frisou a superintendente, acrescentando que em breve a Seagro irá ativar um outro polo de produção de ovinos na região sudeste, o que segundo Arlete Mascarenhas, será mais um incentivo à produção e fornecimento de animais ao frigorífico.

Dia de Campo

O dia de campo contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, tendo três estações técnicas sobre Manejo Reprodutivo, Manejo de pastagens e Manejo Sanitário.

Para o médico veterinário, extensionista do Ruraltins e facilitador da palestra sobre o manejo sanitário, Idalécio Pacífico, quem pretende investir na produção deve observar a qualidade dos animais. “O produtor ao adquirir um animal deve fazer uma avaliação geral, se possível, e um exame para evitar que sejam levadas doenças ao rebanho, isso é um fator muito importante. Outro fator é a questão da prevenção, com práticas de higiene e de desinfecção das instalações, mudança de pastos, além disso, deve sempre procurar a orientação técnica para não ter problemas sanitários em sua propriedade", frisou.

O proprietário da Chácara Água Boa, Carmélio Alcântara, considerado uma referência na criação de ovinos na região, está na atividade desde 1992 e a partir de 2007 começou a fazer a seleção dos animais com o objetivo de produzir reprodutores geneticamente melhorados, pois segundo ele, havia uma grande dificuldade de encontrar animais para melhorar o rebanho do Estado. Hoje, o produtor conta com 90 matrizes, 25 reprodutores e cerca de 40 cordeiros.

Com o dia de campo em sua propriedade, o produtor buscou orientar as pessoas que querem investir na ovinocultura e assim evitar os mesmos erros cometidos por ele no passado. “O conselho que dou aos iniciantes na atividade é que invistam na alimentação dos animais, com uma boa pastagem, e escolha animais de boa sanidade, procurando trazer de locais onde não há histórico de doenças. É uma atividade que tem retorno rápido para o pequeno produtor”, conclui Carmélio Alcântara.                            

Durante o encontro foi ministrada ainda palestra sobre a gestão e rentabilidade da atividade pelo consultor do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Daniel.