Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Jadiel Araújo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Tocantins, realizará nessa terça-feira, 21, a partir das 17h30, no Estádio Nilton Santos, região sul de Palmas, a formatura de cerca de cinco mil crianças atendidas pelo programa. O evento contará com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Glauber de Oliveira Santos, dentre outras autoridades, além de instrutores do Proerd e familiares dos alunos.

A formatura acontece sempre no final de cada semestre, as crianças recebem seus certificados de participação no programa em um momento solene, e realizam também o juramento do Proerd no qual se comprometem a manterem-se longe das drogas e da violência. As três melhores redações dos alunos participantes receberão um brinde especial e serão lidas ao público presente. 

Um dos momentos mais esperados pelas crianças é a chegada do leãozinho Dare, mascote do programa, que promete surpreender os presentes. No final da solenidade, as crianças formarão um grande coro para entoar a canção do Proerd e realizar a coreografia, que se tornou nos últimos dias ainda mais conhecida, depois da divulgação do vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da PMTO e que viralizou na web. 

Sobre o Proerd 

O Proerd tem a finalidade de apresentar, às crianças, opções saudáveis de vida a fim de se manterem longe das drogas e violência. Tem como referência, o projeto D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos. Atualmente, é desenvolvido em 58 países. Foi implantado no Brasil em 1992, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e no Estado de São Paulo, em 1993, de onde foi expandido para todo o Brasil. 

No Tocantins, a Polícia Militar passou a desenvolver ações do Proerd desde 2002, e já atendeu em todo estado um total de 313.611 crianças e adolescentes. O programa possui 86 instrutores habilitados (todos policiais militares) que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e comunidades envolvendo, pais, professores e alunos. 

O programa é aplicado por meio do esforço cooperativo entre a PM, a escola e a família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que despertam nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar, para o futuro, uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência às pressões cotidianas ao uso de drogas e à violência.