Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Felix Carneiro

Foto: Felix Carneiro

No mês de julho, além de ser o período de férias escolares, temos a temporada de praias no Tocantins. É preciso decidir o destino, arrumar a bagagem e deixar tudo pronto para que a viagem seja um sucesso. E para quem vai de carro próprio, é muito importante tomar certas precauções e desta forma garantir uma viagem segura. Afinal, só assim a diversão e o descanso podem ser completos.

O mês de férias e praias possui um grande fluxo de veículos nas vias, o que exige atenção especial. Por isso é essencial que a revisão do seu veículo esteja em dia. Da suspensão ao balanceamento, passando pela checagem de freios, fluidos, componentes elétricos e até para-brisas, nada pode ser esquecido.

É também muito importante que condutores e passageiros tenham consciência dos cuidados básicos que devem ter no trânsito, como usar o cinto de segurança, não utilizar telefone celular enquanto dirige e não conduzir sob a influência de bebida alcoólica.

Segundo Gerente de Fiscalização e Segurança do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Geraldo Magela, o cuidados simples podem salvar vidas e garantir uma viagem sem surpresas desagradáveis. “O simples ato de usar o cinto de segurança é capaz de salvar vidas. Outra atitude simples, porém indispensável, é obedecer os limites de velocidade de cada via”, ressalta o gerente.

Check list viagem segura

• Verifique o nível do óleo do motor, dos freios, da direção hidráulica e da caixa de transmissão;

• Faça o alinhamento da direção;

• Pneus: verifique estado, balanceamento e calibre os pneus do carro;

• Procure checar a água do radiador;

• Verifique as lâmpadas de sinalização, dos faróis e a regulagem dos faróis;

• Crianças com idade até 10 anos devem andar sempre no banco traseiro do veículo, devidamente alocadas com cinto de segurança e cadeirinha específica para sua faixa etária;

• Tenha sempre no carro a caixa de ferramentas obrigatórias e procure se certificar do estado de conservação dos itens que a compõe (macaco, chave de roda e triângulo para sinalização).