Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os juízes eleitorais, chefes de cartório e servidores das 35 zonas eleitorais e da secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), que irão atuar diretamente nas Eleições 2016, receberão treinamento sobre Registro de Candidaturas e Representações Eleitorais.

O evento preparatório será realizado pela Justiça Eleitoral, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO), nesta sexta-feira (8/7), no auditório do TRE-TO, a partir das 8 horas.

Pela manhã, o promotor de Justiça, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rodrigo López Zílio discorrerá sobre Registro de Candidaturas.

À tarde, a palestra será sobre Representações Eleitorais, com o especialista em Direito Eleitoral e analista técnico judiciário do Tribunal Superior Eleitoral, Eilzon Teotônio Almeida.

Os assuntos refletem diretamente nas Eleições 2016 e são de grande relevância preparando o público interno para o Pleito.

Currículo Rodrigo López

O magistrado é promotor de Justiça, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor de Direito Eleitoral na Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, no Instituto de Desenvolvimento Cultural de Porto Alegre e na Escola Superior da Magistratura - AJURIS. É também professor nas pós-graduações da Escola Verbo Jurídico e Fundação Irmão José Otão (PUC-RS). Já atuou como analista judiciário no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, de 1996 a 2002. Tem vários artigos publicados e autor do livro “Direito Eleitoral – noções preliminares, elegibilidade e inelegibilidade, processo eleitoral (da convenção à prestação de contas), Ações Eleitorais”, publicado pela Editora Verbo Jurídico, em 2008.

Currículo Eilzon Teotônio

É Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Cursou especialização em Direito e Jurisdição pela Escola de Magistratura do Distrito Federal e UPIS Faculdades Integradas. Atuou como Advogado em Cuiabá/MT. É especialista em Direito Eleitoral e analista judiciário do Tribunal Superior Eleitoral desde o ano de 2000. Exerceu as funções de oficial de gabinete do Ministro Fernando Neves, assessor-chefe do Ministro Caputo Bastos, assessor do Ministro Marcelo Ribeiro no período em que atuou como Juiz Auxiliar nas Eleições Presidenciais de 2006 e assessor-chefe do Ministro Arnaldo Versiani. Atualmente é assessor-chefe do Ministro Henrique Neves. É instrutor interno do Tribunal Superior Eleitoral, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Regionais Eleitorais do Amapá, Minas Gerais e Roraima. Foi professor do Curso de Especialização em Direito Eleitoral – Instituto Luís Flávio Gomes (LFG) - 2008. Foi professor do Curso de Especialização de Direito Eleitoral da Escola Superior de Advocacia da OAB/DF (2010-2012). Foi tutor do Curso de atualização em Direito Eleitoral à distância promovido pelo Conselho Nacional da OAB no ano de 2014. Ministra aulas na Pós-Graduação de Direito Eleitoral (presencial e à distância) no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).