Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A deputada federal Dulce Miranda, primeira-dama do Tocantins, coordenou o debate Modelos de Programas de Apoio Às Famílias na Promoção do Desenvolvimento Infantil Integral – o desafio da escalabilidade na tarde desta quinta-feira, 7, no Senado Federal, em Brasília. Experiências do Brasil, do México, da Colômbia e de outros países foram apresentadas para mostrar como cada um obteve sucesso e quais foram os problemas e soluções.

O debate aconteceu no 4º Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância sendo voltado para parlamentares, gestores, representantes da sociedade civil e especialistas brasileiros e de outros países. Do Tocantins, participaram do evento a secretária estadual de Trabalho e Ação Social Patrícia Amaral ao lado da diretora do Sistema Único de Assistência Social e Programas Especiais Halana Magalhães e da técnica da Gerência de Proteção Social Básica Katilvânia Guedes.

Conforme Dulce, o principal objetivo do seminário é divulgar Lei Federal no 13.257/2016 que estabelece o Marco Legal da Primeira Infância no Brasil. “O desafio do Brasil é conseguir cuidar, de forma adequada das crianças até os seis primeiros anos de vida. É nesta faixa etária que praticamente toda a vida da criança será decidida e precisamos focar no desenvolvimento das nossas crianças desde a gestação”, destaca a parlamentar. 

Apontando evidências científicas, Dulce afirma que investir na primeira infância é a melhor estratégia para promoção da experiência plena de ser criança, de contribuir para o desenvolvimento humano saudável, requisito essencial para o desenvolvimento sustentável de uma nação.

Seminário

A realização do seminário é conjunta da Câmara dos Deputados (Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, Frente Parlamentar da Educação, Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, Educação, Seguridade Social e Família), do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário e do Senado Federal (Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz e Procuradoria Especial da Mulher).

Participaram debate como palestrantes a Conselheira presidencial para a Primeira Infância do Governo da Colômbia Constanza Gomez, a representante da Pastoral da Criança irmã Veroni Tereseinha de Medeiros, a doutora em Educação e consultora internacional Gabi Fujimoto, a coordenadora da Primeira Infância Ribeirinha da Fundação Amazonas Sustentável Rhamilly Amud Karam, a professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Anna Maria Chiesa.  

Leonardo Yanes e Cecília Vaca Jones da Fundação Bernard van Leer e o gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Eduardo Marino participaram como debatedores.