Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Carlessandro Souza

Na tarde dessa quinta-feira, 14, cerca de 30 catadores da cidade de Araguaína fizeram-se presentes na reunião do projeto Lixo e Cidadania. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na oportunidade foram feitos o cadastramento de cada um deles, para além das explicações pertinentes ao projeto, como forma de atuação, benefícios e etapas a serem cumpridas. 

“O projeto pretende capacitar essas pessoas para um trabalho mais qualificado e até para a formação de novos empreendimentos como associações e cooperativas”, afirmou Raimunda Araújo Santos, da gerência de Inclusão Produtiva da Setas.

Uma das participantes da reunião e presidente da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ACCM), Geani da Silva Souza referendou o projeto e disse que as ações de qualificação e assessoria técnica ofertadas contribuirão para o crescimento e fortalecimento da categoria. “Na prática, é mais renda e dignidade para todos nós”, elogiou.

A catadora, Luzanice Costa Kallil, da Associação Movimento Ecológico Amigos do Meio Ambiente e da Cooperativa Max Mundi avaliou o Lixo e Cidadania como uma oportunidade de crescimento e aprendizagem para todos os catadores. “Com os cursos de associativismo, gestão de resíduos e assessoria técnica, os trabalhadores poderão se organizar melhor e terem um aumento na renda”, observou.  

Com uma renda mensal de R$ 500,00, vinda dos recicláveis que recolhe, Edwaldo Martins da Silva, 47, há seis anos na área, ficou impressionado com a dimensão do  Lixo e Cidadania. “Quero participar e aprender técnicas sobre catação. Com certeza poderei aumentar minha renda”, afirmou.

Dona Benta Machado Lola, 55, que há 15 anos tornou-se agente ambiental com a coleta seletiva também elogiou o projeto. “A vida de catadora não é fácil, mas descobri que o meu trabalho, além de me dar uma renda, faz um bem danado para o mundo. Sou muito feliz e não posso reclamar de nada”, disse. 

Guinada

Encontros como estes permitirão ao Governo do Tocantins trabalhar com as políticas públicas promovendo a valorização da classe com infraestrutura adequada, manuseio de carrinhos, uso dos uniformes, noções sobre empreendedorismo, autogestão e negociação. Estes pontos acima mencionados serão aplicados na última fase do projeto, e a partir de então farão parte do cotidiano desses trabalhadores.

Novas cidades

Concluída a etapa da região Norte, dos dias 18 a 22 de julho, uma equipe do Lixo e Cidadania fará o mesmo trabalho de diagnóstico nas cidades de Paraíso, Chapada da Areia e Nova Rosalândia; uma outra irá para os municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Esperantina, Buriti do Tocantins, São Sebastião e Carrasco Bonito; já uma terceira equipe seguirá para Sítio Novo, São Miguel, Itaguatins, Maurilândia, Araguatins, Augustinópolis, Sampaio e Praia Norte.

Vale lembrar que 110 cidades tocantinenses já foram diagnosticadas pela primeira fase do projeto Lixo & Cidadania.

Lixo e Cidadania

É uma ação de política pública para promover o desenvolvimento sustentável de Empreendimentos Econômicos Solidários constituídos por catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis nos municípios tocantinenses, por meio de ações como diagnóstico, capacitação social e profissional, constituição, revitalização, incubação e aparelhamento de empreendimentos, realização de campanha de educação ambiental, entre outros.