Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Carlessandro Souza

Com objetivo promover o desenvolvimento sustentável, social, econômico e financeiro de famílias de catadores no Estado do Tocantins o Projeto Lixo & Cidadania, que está sendo executado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), está finalizando a fase de cadastro dos catadores. Passando pelos 139 municípios tocantinenses, três equipes que trabalham simultaneamente por três regiões do Estado visitam dez cidades durante esta semana. Na região do Bico do Papagaio, o Projeto foi bem recebido pelos catadores e tem discutido cooperativismo.

Seu José Arlindo Silva compra materiais recicláveis e revende a indústrias. Ele foi uma das pessoas a participar da reunião de apresentação do Projeto no município de Araguatins, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, na Prefeitura. Além desta reunião inicial, a equipe convidou os catadores para comparecerem a um reunião a noite para cadastro e resposta do questionário sócio-econômico. Seu José Arlindo fez questão de convidar todos os trabalhadores da catação com os quais tem contato. "Eu tenho interesse que eles melhorem de vida e quis trazer mais catadores para entenderem e participarem do projeto que pode dar cursos para que eles possam atuar de forma mais profissional", comentou.

Paulo Henrique Albuquerque e a família trabalham em um galpão e já têm equipamentos como prensa e caminhões. Junto com outros catadores, eles revendem o material a 3 empresas e esperam ansiosamente pela criação de uma cooperativa no município para melhorar os serviços. "Precisamos de uma empilhadeira e o investimento é muito alto, estamos nos unindo para ter mais força e desenvolver nosso trabalho", disse.

A secretária de meio ambiente de Araguatins, Luana Gama, explicou que assim que a comunidade criar a cooperativa, a prefeitura já tem uma área para doação. "Já temos um local na cidade onde pode ser desenvolvido o trabalho de seleção dos materiais recicláveis e reutilizáveis, mas para que eles possam receber, eles precisam criar uma associação ou cooperativa e a vinda do Lixo & Cidadania inventiva-os ainda mais para fazerem a formalização", disse.

Reunião 

Mais de 15 catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis participaram da reunião na noite desta segunda,  foram informados sobre as fases do Projeto e responderam ao questionário com 70 questões. 

Trabalhando há dez anos como catador, Osmando Silva, 46, destacou a temporada de praia no aumento da renda e a necessidade de cuidado com a saúde. "Durante as férias o número de material dobra, consigo pegar até 200 kg de latinha por final de semana. Mas precisamos saber como trabalhar melhor para não nos ferirmos ou pegar alguma doença durante o serviço", analisou.

Incentivada a começar a catar pelo filho de nove anos, Maria da Conceição Santos disse que gostou do Projeto e que espera que a Cooperativa saia logo do papel. "É bom saber que tem pessoas pensando na gente. Mas com a cooperativa vamos ter mais força e quem sabe não conseguimos ganhar os equipamentos do Projeto", disse se referindo a terceira etapa do projeto que é o aparelhamento de 14 empreendimentos solidários do Estado.

Durante esta terça-feira, 26, a equipe continua no município fazendo a busca ativa de outros catadores que não puderam participar da reunião, fazendo o cadastro deles. A previsão é que a equipe Norte visite ainda Augustinópolis, Sampaio e Praia Norte. Enquanto as outras duas equipes realizam o trabalho em Gurupi, Lagoa da Confusão, Esperantina, Buriti do Tocantins, São Sebastião e Carrasco Bonito.

Diagnóstico
O Lixo & Cidadania é uma ação de política pública para promover o desenvolvimento sustentável de Empreendimentos Econômicos Solidários constituídos por catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis nos municípios tocantinenses, por meio de ações como diagnóstico, capacitação social e profissional, constituição, revitalização, incubação e aparelhamento de empreendimentos, realização de campanha de educação ambiental, entre outros.

A fase de diagnóstico, que está sendo realizada em todo Estado, realiza busca ativa por catadores. As equipes de trabalho são formadas por um catador, um assistente social e um engenheira ambiental visitaram. Após a visita das equipes nos 139 municípios, os dados serão catalogados, devendo finalizar o diagnóstico até setembro deste ano.