Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma das técnicas contemporâneas de arte urbana vai tomar conta do Projeto Arte ao Cubo do Sesc Palmas, na 502 Norte: é o grafite que, por meio da inquietação dos componentes do Coletivo Rua Crew, de Palmas, vai questionar o coletivo e o privado nos espaços públicos chamados cidades. A exposição “Quantas cidades há em nós?” terá sua abertura às 18h30 desta sexta, dia 22 de julho, na praça ao lado do Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte). A exposição ficará aberta à visitação pública até o dia 09 de outubro.

Segundo o promotor cultural em Artes Visuais do Sesc Tocantins, Vone Petson, a exposição “discute a heterogeneidade do tecido social por meio dos questionamentos sobre a coletividade e o indivíduo, entre o espaço público e o espaço privado e oferece uma reflexão sobre como se dá essa relação entre ambos”. E que o grupo “propõe o grafite como intervenção urbana, como arte pública que acontece enquanto arte em um suporte privado e da intervenção que cada artista faz no trabalho uns dos outros".

O grupo utiliza-se dessa que é uma das formas de interferência visual que transforma a imagem urbana, servindo para comunicar valores, promover protestos e propor críticas sociais, comportamentais ou políticas. Assim como também ser utilizada apenas para valorizar culturas locais e transformar e ocupar visualmente os espaços.

Coletivo Rua Crew

O Coletivo Rua Crew surgiu após amigos e amigos de amigos, interessados em desenvolver suas técnicas de grafite e colagem, realizarem encontros para explorar pontos de Palmas, e escolherem alguns deles para receberem suas criações. O grupo se destaca pela óbvia não similaridade entre as produções de seus integrantes e exatamente isso é tido como uma de suas principais características, pois esta heterogeneidade é o retrato da arte que vem das ruas. O grupo é formado pelos artistas Eduardo Carneiro, Kodó, Layane Moura, Patrik e Paulo Ronter. Outros artistas foram convidados pelo grupo para participar dessa construção de arte coletiva.

A exposição “Quantas cidades há em nós?” será aberta nesta sexta, 22 de julho e ficará aberta à visitação pública até o dia 09 de outubro na praça ao lado do Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte).