Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintet/TO) convocou trabalhadores da rede estadual de educação para participarem do "Dia de Paralisação” das atividades nas escolas da rede estadual nesta quinta-feira, 4, em todo o Tocantins. Durante a manhã será realizado um ato público, na Avenida JK, com concentração próxima ao Colégio São Francisco. 

Às 14 horas será realizada assembleia na Casa de Shows Rancho Bahia, localizada às margens da TO 050, saída para Lajeado. De acordo com informação repassada ao Conexão Tocantins pelo presidente do Sintet em Palmas, Joelson Pereira, na Assembleia, a categoria deve votar ou não pela deflagração de greve. 

Para Joelson, a Educação no Tocantins vive o caos. "Caos. O governo Marcelo Miranda piorou o que já estava ruim. A educação do estado está passando por um processo de precarização sem precedentes, nunca visto antes", afirmou. Segundo ele, o abandono das escolas é um dos problemas. "Falta de merenda, cortes de energia, falta de material de apoio didático pedagógico", disse. 

Para o presidente regional do Sintet, os profissionais da Educação são desvalorizados. "Calote nos direitos da carreira e data-base. Tudo isso ocasionou uma total desmotivação da categoria e, consequentemente isso está afetando diretamente a qualidade do ensino público do estado", disse.

Segundo o Sintet, a não concessão da data-base configura desvalorização do salário, também configura como desvalorização o não cumprimento do pagamento dos retroativos das progressões 2013 e 2014, e das progressões 2015, que não foram pagas. 

A ação do Sintet tem o objetivo de mobilizar a Educação para cobrar do governador Marcelo Miranda, o cumprimento da pauta de reivindicações da categoria, que se encontra insatisfeita com a desvalorização da carreira do magistério. (Matéria atualizada às 11h07min)